
Publicado em 21/08/2022 - 07:24 / Clipado em 21/08/2022 - 07:24
Mais de 20 mil pessoas participam do desfile cívico-militar em São Bernardo
Da Redação
Após dois anos de pandemia, São Bernardo comemorou, neste sábado (20/08), o aniversário de 469 anos com o retorno do desfile cívico-militar. A festa, promovida pela Prefeitura, reuniu mais de 20 mil pessoas, segundo a Secretaria de Segurança da cidade, e foi realizada em trecho da rua Marechal Deodoro, no Centro, um dos principais corredores de comércio do município.
O prefeito Orlando Morando e demais autoridades acompanharam os festejos em frente à Praça da Matriz, que começou às 9h e foi encerrado por volta das 12h. A cerimônia contou com a participação das polícias Civil e Militar (tropa militar a pé e motorizada, composta por 28 veículos da Polícia Militar, seis veículos da Polícia Rodoviária, dois veículos da Polícia Ambiental, três do Corpo de Bombeiros, 14 da Polícia Civil e 28 da Guarda Civil Municipal, além da cavalaria).
“Uma grande alegria estar prefeito neste momento em que a cidade se reinventa, se reencontra. Este ano um marco especial, depois de dois anos de suspensão, em razão da pandemia, então recordamos e revivemos as tradições da nossa cidade. Ano que vem, a cidade completará 470 anos, em um domingo, neste dia nós fizemos o maior desfile cívico- militar da história de São Bernardo. Não queremos celebrar apenas o aniversário da cidade, mas também comemorar a vida”, afirmou Orlando Morando que chegou à solenidade a bordo do Dodge King Way 1953, veículo oficial do ex-prefeito Lauro Gomes (1895-1964).
Participaram também as instituições de ensino da cidade (públicas e particulares) e cada um dos representantes de cada instituição foi presenteado com uma medalha, entregue pelo prefeito. Escoteiros, representantes das secretarias municipais de Saúde e Educação, do projeto Guardiões da Billings, desfilaram também pela rua Marechal Deodoro.
O desfile cívico foi em torno de 800 metros de extensão da rua Marechal Deodoro, desde a rua Vinte e Oito de Outubro até a avenida Prestes Maia. Sendo a retomada do fluxo do trânsito no período da tarde. O público assistiu o evento em nas calçadas da via, que estavam protegidas por gradios.
Missa
Antes da realização do desfile, o prefeito Orlando Morando, vereadores e demais autoridades do município participaram da tradicional missa em homenagem à data, que foi celebrada na Igreja da Matriz (Paróquia de Nossa Senhora de Boa Viagem), ministrada pelo padre Alejandro Cifuentes Flores e padre Carlos Barbosa.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Cidades