Clipclap

Aguarde ...

 Site Repórter Diário - Santo André/SP

Publicado em 20/08/2022 - 07:24 / Clipado em 20/08/2022 - 07:24

ABC conta com quase 23% abstenção para terceira dose da vacina contra covid-19




Beatriz Gomes


Mais de 414 mil pessoas da região, com mais de 12 anos, ainda não voltaram aos postos de saúde para receber a terceira dose da vacina contra covid, o que corresponde a 22,6% do público-alvo. O índice não inclui Mauá e Rio Grande da Serra, pois não divulgaram números. O pneumologista do Hospital e Maternidade São Luiz São Caetano, Diego Henrique Ramos, adverte que o não recebimento das doses de reforço pode gerar o agravamento da doença com o passar do tempo.

Em Santo André, até o momento, foram vacinados 461.572 com a terceira dose. A população estimada acima de 12 anos é de 580.689, com isso 119.117 são esperados para a terceira dose. A faixa etária com maior abstenção é a de 12 a 17, com população 58.672 e cobertura de 36%, o que corresponde a 21.121 munícipes. Atualmente, a terceira dose está elegível para pessoas acima de 12 anos que já completaram quatro meses da segunda dose das vacinas AstraZeneca, Coronavac e Pfizer. No caso da Janssen, a dose adicional pode ser aplicada após 61 dias.

Em São Bernardo, dos 713.609 munícipes pertencentes ao público-alvo, 192.674 ainda não receberam sequer a primeira dose do imunizante, o que corresponde a 27% da meta. O grupo com menor cobertura vacinal está na faixa de 12 a 15 anos, com 40%. A rede de Atenção Básica faz busca ativa por meio das visitas domiciliares dos Agentes Comunitários de Saúde para atualização carteira de vacinação e utiliza os canais oficiais de divulgação de todas as campanhas do Plano Nacional de Imunização (PNI).

O público-alvo de São Caetano corresponde a 144.378 pessoas. Do total, 111.967 receberam a terceira dose, e outros 32.411 ainda não foram vacinados, o que corresponde a 22,4% do público total. De acordo com a Prefeitura, a faixa etária entre 20 e 39 anos é a que reúne mais não vacinados. Neste momento, a terceira dose está disponível para moradores com 12 anos ou mais.

Em Diadema, 70.181 munícipes ainda não tomaram a terceira dose da vacina, enquanto 250.633 já receberam a primeira dose reforço do imunizante. Em porcentagem, o número de abstenção da primeira dose de reforço corresponde a 21,8% da meta da cidade. A terceira dose pode ser aplicada em pessoas a partir de 12 anos, desde que a segunda dose tenha sido há pelo menos quatro meses – ou 28 dias nos casos de pessoas imunossuprimidas. No município, as vacinas são aplicadas nas 20 unidades básicas de saúde (UBSs) sob livre demanda para evitar barreiras de acesso.

Para aumentar a cobertura, Diadema promove campanhas e realiza parcerias com escolas, ONGs e parceiros para mobilizar o público-alvo. Por meio das ações do Programa Saúde na Escola (PSE), os profissionais da saúde vão até as escolas conscientizar pais e mães sobre a importância de manter a cobertura vacinal em dia.

Ribeirão Pires aplicou a terceira dose em 73.206 munícipes, mas a administração não divulga os números de abstenção. Apenas informa que todas as pessoas com 12 anos ou mais, que tenham completos quatro meses da segunda dose, devem receber o imunizante. A campanha de vacinação na cidade aplica, atualmente, a terceira dose em todos aqueles que receberam a segunda dose a mais de quatro meses.


Importância da vacinação

O pneumologista Diego Henrique Ramos explica que a vacinação contra a covid tem o objetivo de diminuir a intensidade da doença. “Diferente de outras vacinas, a vacina contra covid não te impede de contrair o vírus, mas ela evita que o caso seja grave, muitas vezes não sendo necessária a internação. Além disso, ela também evita muitas complicações como a intubação e até o óbito”, enfatiza.

Sobre a dose reforço. o especialista informa que não retornaram para as terceiras e quartas doses pode gerar o agravamento da doença com o passar do tempo. “Assim como a primeira e segunda dose, as doses de reforço servem para diminuir os riscos de complicações, as quais citei anteriormente”, finaliza o pneumologista.


https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3143217/abc-conta-com-quase-23-abstencao-para-terceira-dose-da-vacina-contra-covid-19/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP

Seção: Saúde