
Publicado em 19/08/2022 - 07:22 / Clipado em 19/08/2022 - 07:22
Semana jurídica da USCS tem júri e presença do ministro do STF, André Mendonça
George Garcia
De 22 a 26/08 o curso de Direito da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) vai realizar a sua XXV Semana Jurídica, que contará com a encenação de um júri e com a presença do ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), André Mendonça que ministrará palestra sobre Estado de Direito e Direitos Fundamentais: Evolução e Perspectivas. O evento também marca os 25 anos do curso. Para falar sobre a programação o RDTv desta quinta-feira (18/08) recebeu a professora Cinira Gomes Lima Melo, gestora do curso.
“Preparamos uma semana jurídica muito especial porque é a semana comemorativa dos 25 anos do nosso curso de direito e a gente não poderia deixar de comemorar o seu jubileu de prata, com uma programação especial para os nossos alunos e para a comunidade. A semana jurídica é aberta ao público, então se tem vontade de estudar direito, gosta dos assuntos jurídicos e quer e quer vir conhecer a USCS essa é uma ótima oportunidade, de conversar conosco e aprender um pouco”, recomenda Cinira.
Um dos eventos mais tradicionais do curso é o júri simulado, que é baseado em julgamentos reais em que alunos e professores atuam como advogados de defesa, de acusação, promotoria e jurados. O júri abre a semana do direito da USCS e vai abordar um caso muito conhecido, mas Cinira preferiu não revelar qual é, deixando a surpresa para a data. “O júri será na segunda-feira, abrindo a semana jurídica, nesse teremos um ex-aluno nosso que é juiz. Teremos professores nossos auxiliando os alunos na defesa e na acusação. É um caso de grande repercussão nacional que a gente vai encenar na segunda-feira. O júri é um procedimento muito famoso e é oportunidade de conhecer ele como funciona tecnicamente”, disse a professora. O júri tem início às 19h e será transmitido pelo Youtube.
Durante a semana acontecem palestras com grandes nomes da área jurídica sempre em dois horários; às 10h e às 19h. A primeira palestra, na terça-feira (23/08) às 10h é com Aline Fidelis e Thiago Menegaldo que vão abortar o tema Teletrabalho. “O teletrabalho ou trabalho remoto se expandiu muito na pandemia, então esse é um tema que a gente trata desse tema que tomou conta do mercado de trabalho de uma forma geral”, comenta a gestora do curso de direito. Na terça-feira à noite é a vez da presidente do TRF (Tribunal Regional Federal) da 3ª Região, Marisa Santos, proferir palestra sobre a atuação da Justiça Federal.
A quarta-feira começa com palestra sobre direito do consumidor com a gerente jurídica da empresa aérea Gol, Renata Domingues e à noite Adilson Moreira, professor de direito, vai falar sobre educação jurídica antirracista.
Na quinta de manhã Felipe Chiarello fala sobre direito disruptivo e as novidades do direito, tanto na área da comunicação, como da informática , e os desafios que o direito tem. Na quinta à noite Fausto De Sanctis, juiz federal na área criminal, vai falar sobre lavagem de dinheiro.
A sexta-feira (26/08), último dia da semana jurídica, começa com debate sobre o Estatuto do Idoso e o Estatuto da Criança e do Adolescente com a professora Débora Gozzo e Fabiana Vicente de Morais que é advogada convidada da OAB de São Caetano. E a programação termina com a palestra de André Mendonça.
“O ministro vai falar sobre o que a gente mais quer ouvir; e ele vai trazer toda a sua experiência nas discussões que a gente está acostumado a ver sobre o estado democrático de direito e quais são as perspectivas dos direitos fundamentais. São assuntos relevantes para o nosso dia a dia e vai ser um encerramento com um ministro do STF a gente fica muito orgulhoso por ter essa programação tão especial. O que a gente mais tem hoje em dia é discussão sobre o que pode e o que não pode dentro ou fora da Constituição e trazer um ministro do STF para falar disso é realmente um privilégio”, disse Cinira.
“O teletrabalho é uma necessidade do mercado, porque acabou de ser regulado por uma medida provisória, uma coisa super recente. Aí a gente vem com o direito do consumidor, e não é só o direito do Código de Defesa do Consumidor puro, é o direito do consumidor aplicado ao setor da aviação civil e a gente vai tentar desbravar isso com uma pessoa que tem muita propriedade para falar que é a diretora jurídica da Gol. Então a gente vai adequando os temas de acordo com as necessidades que vão surgindo. Temos a semana inteira de oportunidade para as pessoas visitarem a USCS. É um trabalho de um ano inteiro para deixar tudo em ordem”, explicou a gestora do curso sobre a organização da semana jurídica.
A ideia do júri é pegar casos reais, ter acesso aos autos do processo e refazer e, algumas vezes, o resultado é diferente do julgamento real. “Um caso de anos atrás com novas pessoas julgando pode ter um resultado diferente. O julgamento pelo tribunal do júri é um julgamento do povo, as pessoas é que julgam, o juiz tem mais o papel de observar a legalidade, mas o julgamento é feito pelos jurados que são pessoas que não têm nenhum conhecimento jurídico. A gente teve um caso de um homicídio de um transexual, um dos primeiros casos no Brasil, a gente reencenou e o resultado foi diferente. Esse trabalho reflete muito os valores da sociedade que mudam de tempos em tempos. É um trabalho rico entre os alunos e professores e depois o debate continua em sala de aula”.
De acordo com Cinira Gomes Lima Melo a semana é um momento de contato dos futuros profissionais de direito com quem já tem história nas carreiras jurídicas e dessa forma enriquece o aprendizado. “A ideia é ter esse conhecimento amplo do direito e também o conhecimento técnico, seja um problema do seu cliente, seja um problema do seu assistido, se você é um defensor público, ou das partes que procuraram você, se você for um juiz ou um delegado. Nosso ideal é formar bons profissionais. Por ser universidade pública a gente tem ainda mais esse esforço para que nossos alunos sejam bons profissionais”, completa Cinira.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Educação