Clipclap

Aguarde ...

 Site Repórter Diário - Santo André/SP

Publicado em 13/08/2022 - 15:08 / Clipado em 13/08/2022 - 15:08

Moradores relatam prejuízos após vendaval no ABC


Giulia Frazão 


O vendaval que atingiu o ABC na última quarta-feira (10), com ventos de 75 km/hora, deixou prejuízos na região. Em determinadas localidades, a exemplo de Mauá, Santo André e São Caetano, árvores caíram e transformadores explodiram, o que fez com que residências ficassem sem energia elétrica por mais de 30 horas.

Daniel Micheloni, residente da Vila Palmares, em Santo André, contou à reportagem do RD que o transformador do seu condomínio foi um dos tantos afetados em razão de queda de árvores na região, em meio à ventania. Segundo ele, os fios e a árvore pegaram fogo e, devido ao incidente, o morador ficou sem energia elétrica.

A queda da árvore ocorreu por volta de 18h15 da última quarta-feira, no dia do vendaval, e foram, pelo menos, 26h sem luz. “Somente ontem (quinta-feira), por volta das 19h30 que a equipe da Enel – concessionária de energia elétrica – verificou o poste perto do condomínio”, relata.

Karen Macedo da Silva, moradora do bairro Nova Gerty, em São Caetano, diz que o fenômeno atingiu sua casa por volta das 16h de quarta-feira, e desde então ficou sem luz, até a manhã desta sexta-feira (12). “Já fiquei sem luz por eventuais problemas, mas todo esse período não tem como. É um absurdo”, relata.

Devido às 41h sem energia elétrica, os alimentos armazenados em sua geladeira estragaram, e até o momento, a moradora ainda não conseguiu contabilizar o prejuízo para pedir o ressarcimento do valor à concessionária.

Enquanto isso, uma residente anônima da Vila Bocaina, em Mauá, diz ter ficado sem luz até às 22h desta quinta-feira (11). “Sinceramente, só não tive prejuízos devido ao frio. Mas vários vizinhos meus tiveram alimentos que estragaram”, conta. A moradora fez oito ligações à Enel, e, de acordo com a munícipe, a cada reclamação feita era estipulado um novo prazo de, no mínimo duas horas, para restabelecimento da energia elétrica.

Em contato com as prefeituras, a resposta ao RD foi de que as reclamações são de responsabilidade da Enel e que a questão de ressarcimento se deve, exclusivamente, à empresa. Já a Enel garantiu que já restabeleceu o fornecimento de energia para 96% dos clientes que tiveram o serviço interrompido durante a passagem do ciclone extratropical.

A empresa também informou que o Corpo de Bombeiros registrou mais de 200 solicitações de queda de árvores na capital paulista e região metropolitana. A Defesa Civil atendeu a 38 solicitações de queda de árvores e 15 de quedas de galhos.

Os munícipes que desejarem contato com a empresa devem fazê-lo por meio do site enel.com.br, aplicativo para celular (Android ou IOS), número fixo 0800 72 72 120 ou pelo WhatsApp, pelo número (21) 99601-9608. Para ressarcimento, é necessário acessar o endereço eletrônico enel.com.br/pt-saopaulo/solicitacao-de-ressarcimento.html.


https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3139825/moradores-relatam-prejuizos-apos-vendaval-no-abc/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP

Seção: Cidades