
Publicado em 28/07/2022 - 16:06 / Clipado em 28/07/2022 - 16:06
Apenas 60 contratações para vagas PCD foram feitas no ABC em 2022
Gabriel Negri
No ABC, as vagas para pessoas com deficiência (PCD) são publicadas pelos centros públicos e/ou locais designados pelas prefeituras. As oportunidades, no entanto, são poucas na comparação com o número de pessoas que precisam de um emprego. Para se ter ideia, em quatro das sete cidades da região, somente 60 vagas foram preenchidas este ano.
A porcentagem de vagas PCD depende do número de funcionários que cada empresa tem. Por exemplo, empresas de 100 a 200 funcionários, reservam 2% das vagas a pessoas com deficiência. O Artigo 93 da Lei 8213/91, oficialmente conhecida como lei de cotas, determina obrigatoriedade das empresas com 100 ou mais empregados preencherem seus quadros com 2% a 5% dos cargos com beneficiários reabilitados ou pessoas portadoras de deficiência.
Atualmente, São Bernardo não tem nenhuma vaga PCD disponível na Central de Trabalho e Renda. Ao longo de todo o ano, foram ofertadas 374 vagas PCDs na agência, sendo 32 preenchidas. A mesma situação acontece em Ribeirão Pires: não há vaga disponível para PCDs no PAT ( Posto de Atendimento ao Trabalhador), e neste ano foram ocupadas oito vagas.
Já o Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda de Santo André possui atualmente uma vaga que aceita trabalhadores PCD, porém, não é exclusiva para este público. Desde o início do ano, apenas um cargo PCD foi preenchido.
O PAT de São Caetano atualmente oferece 50 vagas para PCDs e reabilitados do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social). No entanto, não é possível precisar quantas vagas foram ocupadas desde o início do ano. Em Diadema, são 36 vagas PCD disponíveis, e até então, 19 foram preenchidas.
Interessados podem se cadastrar para as vagas através do portal cedido pelo município, ou comparecer ao lugar designado.
Mauá e Rio Grande da Serra não responderam até o fechamento da reportagem.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Trabalho