
Publicado em 28/07/2022 - 16:04 / Clipado em 28/07/2022 - 16:04
Hortas comunitárias ajudam moradores do ABC
Da Redação
As hortas comunitárias, presentes em terrenos disponibilizados pela Enel – concessionária de energia elétrica – e prefeituras do ABC, têm ajudado munícipes contra a fome e possibilitado geração de renda. Entre as plantações, se encontram, principalmente, diversos tipos de alfaces, rúcula, salsinha, cebolinha, repolho, cenoura, bem como ervas condimentosas e medicinais.
A iniciativa “Hortas em Rede”, tem parceria com a ONG (Organização Não-Governamental) Cidades sem Fome e atua em em 24 municípios do Estado de São Paulo. Ativo desde 2018, o projeto já gerou R$ 1,1 milhão de renda.
Participante da ação, Santo André entregou nesta quinta-feira (28) a horta comunitária no Jardim Cristiane, que beneficia 40 famílias do bairro. A iniciativa foi feita em parceria com o Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), que também entregou insumos para o plantio com mudas, terra, adubo e outros.
São Bernardo possui 12 hortas comunitárias já implantadas, localizadas nas ruas Afonsina, Juquiá, Rio Verde, Rio, Dourados, Santo Inácio, Uberaba, da Transmissão, Sapucaí, Paranapanema e Caminho do Mar, no Rudge Ramos, além de Rua Líbero Badaró, na Paulicéia. Os espaços são abertos à população pela parte da manhã e cultivam cerca de 32 toneladas de alimentos por mês.
Em Diadema, o programa tem beneficiado moradores do bairro Canhema. É o caso de Irene Francisca da Silva, que cuida da horta comunitária do Jardim Takebe e do local tira alimentos para sua família. “Como levo algumas colheitas para casa, economizo bastante dinheiro no supermercado. Tem anos que não sei nem o que é comprar”, conta.
Em ato de solidariedade, a munícipe relata que também faz doações a quem não pode pagar pelos alimentos da colheita. “Nós damos os alimentos para quem não tem como comprar. Para quem pode, monto meu carrinho e vendo as verduras para fazer renda”, relata.
Ribeirão Pires possui duas hortas do tipo implantadas na cidade, uma na Casa da Acolhida, localizada na IV Divisão, e a segunda também está presente na IV Divisão, mas ao lado do CEU (Centro Educacional Unificado) do bairro. Os moradores da região podem ir às hortas e participar da produção e serem diretamente beneficiados com a colheita, sem necessidade de inscrições.
https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3133172/hortas-comunitarias-ajudam-moradores-do-abc/
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Cidades