
Publicado em 27/07/2022 - 16:00 / Clipado em 27/07/2022 - 16:00
Feiras de adoção animal acontecem em quatro cidades do ABC
Victória Castilho
Ter um cachorro e gato em casa traz inúmeros benefícios para a saúde, como o combate da depressão, diminuição do estresse, aumento da imunidade e, para as crianças, auxilia ainda no desenvolvimento de virtudes.
Pensando nisso, quatro cidades da região organizam feiras de adoção animal. A primeira acontece já nesta sexta-feira (29), em Mauá, seguida de Ribeirão Pires e São Caetano que contemplam com ações no sábado (30), e São Bernardo que realiza ação no dia 27 de agosto.
Em Mauá, a feira está prevista para acontecer das 10h às 15h, na Praça do Relógio, região central da cidade. O evento visa conscientizar a população sobre a responsabilidade que é cuidar de um pet, além de encontrar novos lares aos que estão sob cuidados do Centro de Proteção Animal.
As famílias interessadas vão passar por entrevista com a equipe da feira para verificar se as necessidades do animal se adequam às da casa. Todos os munícipes e estão convidados a conferir o evento e, quem sabe, levar um novo amiguinho para seus lares.
Já São Caetano tem ação das 9h às 11h30, no Centro Integrado de Vigilância a Saúde. No total, são cinco gatos filhotes (até 1 ano) e 10 gatos adultos em exposição, além de cinco cães adultos e uma cadela filhote. Para fazer adoção, é necessário ser maior de idade, apresentar RG, CPF e comprovante de residência. No caso e gatos, caso a família queira adotar, é obrigatório levar caixa de transporte. Já para adotar cães, levar coleira e guia.
Em Ribeirão Pires, o evento começa às 9h e termina às 14h, no beco Vila do Doce. Para adotar um pet, a pessoa precisa ser maior de 18 anos, portar RG, comprovante de residência original e se responsabilizar por todos os custos após a adoção, como alimentação e cuidados veterinários, por exemplo. Todos os animais disponíveis para adoção estão em plenas condições de saúde e castrados, ou com garantia de castração se for filhote.
São Bernardo fará a feira no Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), das 9h às 15h. Serão cerca de 50 animais, entre cães e felinos, adultos e filhotes, estarão disponíveis. Todos são castrados, vermífugados e vacinados. Para adoção, é necessário ter mais de 18 anos de idade, apresentar cópia simplificada do RG, CPF e comprovante de residência, além de oferecer um número de contato à equipe do CCZ. Além disso, levar consigo uma coleira, com guia, ou uma caixa para transporte, no caso de escolher um felino.
Em entrevista ao RD, o veterinário Jefferson Vilela, responsável técnico pela Clínica Zambicão, ressalta que para adotar um animal, seja ele cachorro ou gato, é necessário pensar no espaço que o interessado tem em sua casa, uma vez que o pet pode crescer além do desejado. Já após a adoção, é preciso pensar nos cuidados básicos, como: levar o bicho ao veterinário, manter as vacinas em dia e fazer o processo de castração.
Para quem deseja comprar um animal, a orientação do veterinário é que o interessado observe se o local é seguro e credenciado. “E verificar também se há contrato de compra e venda do pet”, explica. “Independente se a pessoa vai adotar ou comprar o animal, precisa ter o cuidado de vacinar, levar até o veterinário, comprar a ração correta e cuidar do pet com amor e carinho”, diz.
Para Jéssica Piovezan Braga, médica veterinária do Departamento de Proteção a Fauna Silvestre e Bem Estar Animal de Ribeirão Pires, a vida com um pet é muito mais alegre e divertida, porém é preciso muita responsabilidade. “Trata-se de um ser vivo que depende de cuidados diários e espaço adequado para melhor qualidade de vida. É importante pensar se tem condições financeiras de arcar com os custos e saber que alguns animais são mais agitados, bagunceiros e necessitam de passeios diários”, diz.
A veterinária alerta, ainda, que independente se cão ou gato é ou não de raça, alguns cuidados são básicos e devem ser mantidos. “Como levar o animal ao veterinário, fazer a vermifugação e controle de pulgas e carrapatos, tudo isso conta, independente da raça. Além de, claro, manter o ambiente limpo e seguro para todos”, ressalta.
Serviço
Mauá
Local: Praça do Relógio – Centro de Mauá
Data: 29 de julho
Horário: 10h às 15h
Ribeirão Pires
Local: Vila do Doce – R. Boa Vista, s/n – Centro
Data: 30 de julho
Horário: 9h às 14h
São Caetano
Local: Rua Justino Paixão 141 – São Caetano
Data: 30 de julho
Horário: 9h às 11h30
São Bernardo
Local: Av. Dr. Rudge Ramos, 1.740 – São Bernardo
Data: 27 de agosto
Horário: 9h às 15h
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Cidades