
Publicado em 27/07/2022 - 17:30 / Clipado em 27/07/2022 - 17:30
Auricchio mobiliza lideranças por dobrada de Thiago e Paulo Barbosa
Carlos Carvalho
O prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, e o ex-prefeito de Santos e pré-candidato a deputado federal, Paulo Alexandre Barbosa (ambos do PSDB), se reuniram na última terça-feira (26/7) na sede do tucanato municipal para firmar a dobrada entre Barbosa e o deputado estadual e pré-candidato a reeleição, Thiago Auricchio (PL). Com lideranças tucanas e do Cidadania, a reunião foi encarada como um processo que também está ligado ao futuro do PSDB no Estado.
A dobrada com Barbosa é considerada como a principal pelos mais próximos a Thiago Auricchio, assim criando uma diferença em relação ao pleito de 2018 quando Thiago teve como dobrada mais forte o deputado federal Alex Manente (Cidadania). Desta vez a ideia é ampliar o leque criando uma ponte entre o ABC e a Baixada Santista.
A presença de representantes do Cidadania, partido que está federado com o PSDB pelos próximos quatro anos, chamou a atenção de interlocutores. O primeiro ponto é o “afastamento” de Manente do debate. O segundo ponto é a criação de um cenário que acaba impedindo uma dobrada com o vereador Marcel Munhoz (Cidadania) que busca garantir sua pré-candidatura a deputado federal.
Internamente, parte do grupo de Auricchio defende uma dobrada local entre Thiago e Marcel, porém, o vereador sofre internamente com a falta de apoio de Manente, que deixou claro que é o único nome da região para a disputa na Câmara dos Deputados pelo partido, algo que falou em participação no RDtv.
Tal situação será definida durante a convenção dos partidos que ocorrerá no próximo sábado (30/7) e que vai confirmar o nome de Rodrigo Garcia (PSDB) para a disputa ao Governo do Estado.
Outra disputa interna que existe em São Caetano é sobre a liderança da federação PSDB/Cidadania. No tucanato a ideia é garantir na eleição a força necessária para deixar na mão do atual prefeito o comando deste grupo, principalmente levando em conta a sucessão de Auricchio em 2024. Lembrando que um dos nomes cotados para representar o grupo na eleição municipal é do atual presidente da Câmara, Tite Campanella (Cidadania).
PSDB
Nos trechos da reunião divulgados pelas redes sociais, Paulo Alexandre Barbosa, deixa claro que um dos objetivos é fazer com que o PSDB retome sua origem na Social Democracia. Tucanos acreditam que o ex-prefeito santista será o líder do partido no Estado após as eleições, assim substituindo Marco Vinholi, braço direito do ex-governador João Doria e líder da federação em terras paulistas.
De olho nessa possibilidade, Auricchio busca uma aproximação maior de Barbosa visando essa mudança, algo que será debatido ainda mais dependendo do resultado eleitoral. No ABC, Vinholi é próximo do prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, que também é integrante da Executiva Nacional do PSDB. Morando foi um dos principais interlocutores de Doria no partido.
(Informações: Leandro Amaral)
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Política