
Publicado em 21/07/2022 - 07:00 / Clipado em 21/07/2022 - 07:00
Educação de S.Caetano faz segunda avaliação dos alunos e mantém reforço
George Garcia
Esta marcada para agosto a avaliação dos estudantes do Ensino Fundamental de São Caetano. A chamada avaliação externa visa aferir como os estudantes absorveram o conteúdo das matérias ministrado no primeiro semestre e analisar como está o processo de reforço que foi iniciado este ano para colocar em igualdade com os demais aqueles estudantes que tiveram alguma dificuldade durante a pandemia da covid-19 em que tiveram aulas on-line. As aulas de reforço no contraturno estão mantidas até dezembro.
As aulas voltam dia primeiro de agosto para a Educação Infantil e dia dois para o Ensino Fundamental. “Fizemos uma avaliação sobre o comparecimento das crianças para atuar com um público, que é bem pequeno, e que tem tido muitas faltas para entender o que está acontecendo com essas famílias. O outro é que há um processo avaliativo que acontecerá no mês de agosto que nos permitirá dizer o quanto foi que andamos em relação às aprendizagens e o que é preciso investir no segundo semestre”, disse Minéi Paschoaleto Fratelli, secretária de Educação de São Caetano, que participou do RDTv desta quarta-feira (20/07).
“No começo do ano os professores fizeram um planejamento tanto de atividades relacionadas ao currículo, como quanto de atividades de apoio pedagógico, então a gente vai ver agora como é que essas duas atividades tiveram impacto na aprendizagem dos estudantes. Eles aprenderam aquilo que nós nos propusemos a ensinar? Além de aferir qual foi o ganho, essa avaliação vai nos permitir planejar o segundo semestre e adequar esses projetos de apoio de acordo com as necessidades dos estudantes”, disse a secretária.
A avaliação é produzida pela equipe do Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns), será impressa e distribuída pelas escolas da cidade. A avaliação será juntada as avaliações internas feitas pelos professores e outras atividades para formar uma análise do desempenho do aluno. “Ela é uma avaliação produzida com itens que já são calibrados que já foram pré-testados de avaliações externas que condizem com as habilidades que a gente quer avaliar e que são comparáveis aquelas habilidades da primeira avaliação. Para tomar decisões acerca dos estudantes ponderamos todo o processo avaliativo feito pelos professores no primeiro semestre, então temos as provas, que são feitas por todas as escolas, temos outros instrumentos de avaliação como a participação em atividades em grupo, apresentação de seminário, realização de outros trabalhos. O conjunto desses dados nos permitirá tomar decisões”, explica Minéia.
A Secretaria de Educação espera ter os resultados ainda no mês de agosto. “Temos um aplicativo que já traz esses dados a partir do preenchimento do gabarito. Então no próprio mês de agosto já teremos o resultado. Se aprendeu aquilo, ele não precisa mais fazer parte do apoio no contraturno. Pode mudar o grupo de alunos, então a gente reestrutura os agrupamentos, e os conteúdos, porque o currículo traz uma complexidade, o segundo semestre traz novos desafios”, disse a chefe da pasta que estima que aproximadamente 10% dos quase 16 mil alunos do Fundamental sejam atendidos no projeto de apoio.
Vacinação
Apesar do arrefecimento da pandemia os cuidados continuam nas escolas, como o uso de máscara, e as medidas de higienização de mãos com álcool em gel e sabão. A secretaria também está atenta aos casos de síndromes gripais, de covid-19 e os consequentes afastamentos. “O que nos favorece é uma ação muito integrada da saúde com a educação. Fazemos reuniões frequentes para organizar esse fluxo. Temos muito claro quando a criança ou o professor é afastado, quando tem que afastar o grupo inteiro e, pelo processo de vacinação, de cuidado, do uso de máscara ainda na escola, as crianças têm tido tanto covid quanto síndromes gripais, mas elas são afastadas de acordo com que o médico indica e em seguida retornam”.
Complexo
Dentro das comemorações dos 145 anos de São Caetano a cidade vai entregar o Complexo Educacional Eda Mantoanelli, no bairro Santa Maria. O centro de estudos vai comportar o Ensino Fundamental e também uma unidade de Educação Infantil. Os alunos que tinham sido transferidos para a USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) já devem voltar após o recesso escolar de julho para a nova escola. “Essa é uma entrega muito importante para a cidade e com ela os estudantes passam já a estudar no segundo semestre nesta escola que está linda e super organizada”, disse Minéia. Cerca de 650 estudantes foram transferidos para a USCS durante a reforma.
Com mais salas de aula graças à entrega do Complexo e outras salas que foram abertas em outros colégios São Caetano caminha no sentido de reduzir o número de alunos em sala e melhorar ainda mais a qualidade de ensino. Segundo Minéia Fratelli há salas de ensino médio atualmente com 18 alunos, outras com 33, o ideal seriam 25. “O que a gente quer, bastante em longo prazo é ter 25 estudantes por turma, isso seria um número bem ideal. Mas não é uma nem duas construções que possibilitarão isso, é preciso que a gente faça um planejamento mais amplo”, disse a secretária que acrescenta que outras duas escolas serão construídas e outras estão em reforma.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Educação