Clipclap

Aguarde ...

 Site Repórter Diário - Santo André/SP

Publicado em 11/07/2022 - 15:02 / Clipado em 11/07/2022 - 15:02

ONG pede mais coordenadorias LGBTs na região



Beatriz Gomes


Apesar de avanços pontuais em ações que fortalecem a comunidade LGBTQIA+ no ABC, apenas Diadema investiu na criação de uma coordenadoria especializada. Em entrevista ao RDtv, o presidente da ONG (Organização Não Governamental) ABCD’s, Marcelo Gil, expressa sua felicidade com as melhoras – ainda que gradativas – na região, mas diz também que ainda há muito o que fazer. “Além de implementar esta coordenadoria em todas as cidades do ABC, a pessoa que está a frente dela, deve fazer parte da população LGBT e, assim, ter na administração uma pessoa que entenda os nossos desafios”, pede Gil.

O presidente reforça que Diadema criou medidas que ajudam com efetividade a comunidade LGBT em diversos setores, a exemplo da Saúde, com a criação de um ambulatório especializado no atendimento de pessoas trans. Gil lembra também que São Bernardo investiu bastante no setor cultural, mas acabou esquecendo dos demais setores, com pouca verba investida. “Já Santo André iniciou a implantação o Conselho Municipal LGBT, além da construção do primeiro ambulatório trans na cidade. E Ribeirão Pires e Mauá criaram o Conselho LGBT nos últimos anos”, diz Marcelo.

O fundador da ONG ressalta que é extremamente necessária ações também na educação, no ramo de empregabilidade e direitos humanos voltados para a comunidade. “O ABC deveria realizar a implantação de uma delegacia de crimes raciais e delitos de intolerância, como existe na capital. Além do respeito aos pronomes de escolha e aos nomes sociais, um atendimento à população trans e travesti também deveria ocorrer, além de óbvio, o respeito à orientação sexual de todos”, expõe.

Ao ser questionado sobre o motivo para a demora da criação de políticas publicas no ABC, Gil acredita que o conservadorismo é uma das principais razões. “As prefeituras só lembram da gente para a entrega de preservativos ou no Mês do Orgulho. Nós vamos muito além disso, não somos importante apenas para isto”, adverte.


https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3125875/ong-pede-mais-coordenadorias-lgbts-na-regiao/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP

Seção: Cidades