Clipclap

Aguarde ...

 Site Repórter Diário - Santo André/SP

Publicado em 01/07/2022 - 17:42 / Clipado em 01/07/2022 - 17:42

Centro de Valorização da Vida de São Caetano abre inscrições para novos voluntários




Victória Castilho


O Centro de Valorização da Vida (CVV) de São Caetano está com inscrições abertas (até 10 de julho) para que novos voluntários façam parte do time de atendimento da instituição. A principal missão é valorizar a vida das pessoas e prevenir novos casos de suicídio.

Pelo canal, voluntários atendem de forma remota, através do telefone (188), chat e e-mail, quem mais precisa. Diferente do que muitos pensam, o trabalho não é realizado por profissionais da Saúde, mas por aqueles que fornecem acolhimento e escuta para a pessoa do outro lado que necessita de ajuda.

Durante o período mais difícil da pandemia, muitos voluntários deixaram seus postos por problemas pessoais e disponibilidade de tempo. Mas, apesar de somente 32 voluntários atuarem no CVV São Caetano, o trabalho de acolhimento continua.

O voluntário Carlos Correia explicou, em entrevista ao RD, que durante o curso muitos voluntários percebem que estão fragilizados e, assim, não continuam no programa. “Há desistências durante o processo já que o voluntário percebe que está sensível e não vai conseguir ajudar. Já no voluntariado, infelizmente muitos saem por problemas pessoais e durante a pandemia perdemos algumas pessoas”, diz.

Para exercer a função, é necessário realizar o curso de capacitação gratuito, aplicado por voluntários mais antigos da casa. O curso é aplicado remotamente, pela plataforma Google Meet ou Zoom, a partir de 11 de julho até dia 14, das 19h30 às 22h30. É necessário ser maior de 18 anos, ter disponibilidade para o plantão de 4hrs uma vez por semana e estar aberto para ouvir o próximo. Para preencher a ficha de inscrição, acesse: Formulário

O voluntário deve ir até o posto de voluntariado na rua Marechal Deodoro, 70, bairro Santa Paula. Há uma grade de horário para organizar o plantão de todos os voluntários. Neste momento, há apenas 32 mas com a abertura do curso a expectativa é que recrutem 60 novas pessoas.

Correia reforça, ainda, que a pessoa que estiver em sofrimento precisa procurar ajuda em um serviço de saúde ou através do CVV. “A ligação é gratuita em todo o país. O voluntário também precisa estar preparado para transformações pessoais”, relata.

O atendimento é 24h por dia, basta ligar para o número 188. O Centro de Valorização da Vida em nível nacional recebe por dia 10mil contatos e cada unidade recebe ligações proporcionais ao número de voluntários. Para conhecer o programa, acesse cvv.org.


https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3121970/centro-de-valorizacao-da-vida-de-sao-caetano-abre-inscricoes-para-novos-voluntarios/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP

Seção: Social