
Publicado em 28/06/2022 - 07:14 / Clipado em 28/06/2022 - 07:14
São Caetano lança programa para redução de fila de exames, consultas e cirurgias
Carlos Carvalho
Programa começou no início do mês, mas foi anunciado para ser fortalecido no segundo semestre (Foto: Reprodução)
A Prefeitura de São Caetano lançou nesta segunda-feira (27/6) o programa ProSaúde Fila Zero, que visa acabar com a fila de exames, consultas e cirurgias que ficaram represadas durante as fases mais agudas da pandemia do Covid-19. Segundo o prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) serão investidos mais de R$ 11 milhões na ação que vai até o final do ano, sendo que cerca de 65% do valor será a para a contratação de profissionais para reduzir a fila de espera.
A expectativa é que até dezembro sejam realizadas 30 mil consultas presenciais, 21,6 mil atendimentos por Telemedicina, 13,3 mil exames, 2,8 mil cirurgias e 4,8 mil fisioterapias. Nestes números não contam os atendimentos na área oncológica.
“Nós não temos procedimentos oncológicos previstos aqui, porque a oncologia está com a fila resolvida aqui no município. Óbvio que podem surgir novos casos no decorrer do semestre? Pode e vão ter a prioridade merecida, mas não existe hoje um represamento conhecido nosso”, explicou Auricchio. Segundo a secretária de Saúde, Regina Maura Zetone, houve um aumento de 30% nos atendimentos oncológicos na cidade.
Os atendimentos foram descentralizados na cidade. Os pacientes que têm como referência as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Ivanhoé Esposito, Moacir Gallina, Dolores Massei, Ângelo Antenor Zambom e João Bonaparte terão a oportunidade do atendimento no sistema de Telemedicina para algumas especialidades como endocrinologista, cardiologista, dermatologista, vascular, neurologista, urologista, urologista e otorrino.
A expectativa da Prefeitura é que com cinco consultórios virtuais atendendo 12 horas por dia, vão ter 900 atendimentos semanais pelo novo sistema.
Desde o dia 1º de junho a cidade conta com o mutirão de consultas em ortopedia no Centro de Especialidades Médicas, de segunda a sábado. Serão 5 mil atendimentos. Além disso haverá mutirões de cirurgias e fisioterapia. Na urologia serão 100 cirurgias e 1 mil consultas. Na ginecologia serão 100 cirurgias previstas, 4,8 mil pacientes serão atendidos na área de fisioterapia.
Também estão previstas 320 cirurgias gerais, 100 vasculares, 320 oftalmológicas, 800 colonoscopias e 600 endoscopias.
Além disso foi instituído o Saúde nos Bairros. A partir da próxima quinta-feira (30/6) uma vez por mês os serviços vão se concentrar em algum bairro. A primeira UBS que contará com o programa será a unidade Ângelo Antenor Zambom. A ideia é atender 14,6 mil pacientes em seis meses.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: Saúde