
Publicado em 24/06/2022 - 09:50 / Clipado em 24/06/2022 - 09:50
SCS entrega viaturas com blindagem e câmeras e planeja concurso para GCM
George Garcia
A prefeitura de São Caetano, entregou nesta sexta-feira (24/06) 17 viaturas que vão renovar parte da frota da GCM (Guarda Civil Municipal). Segundo o prefeito, José Auricchio Júnior (PSDB) a intenção é renovar toda a frota municipal, o que não foi feito ainda por uma questão mercadológica. Foram entregues seis viaturas modelo GM/Trailblazers blindadas e com tecnologia de câmeras embarcada cujas imagens geradas são transmitidas em tempo real para a CGE (Central de Gerenciamento de Emergências). O chefe do Executivo disse ainda que tem a intenção de fazer um novo concurso para mais guardas, atualmente são 440 integrantes na corporação.
“É uma renovação parcial da frota, digo parcial porque por questões mercadológicas não houve possibilidade de entrega dos veículos menores, então vamos entregar esse primeiro lote, que são veículos maiores. São seis Trailblazers, sendo que duas são do canil e quatro são do pelotão da Romu (Ronda Municipal). São veículos 100% blindados, com uma tecnologia embarcada, com câmeras 360 graus ligadas o tempo todo ao CGE (Centro de Gerenciamento de Emergência). É o primeiro município da região metropolitana, fora a Capital, que tem esse tipo de tecnologia embarcada. Alem das seis Trailblazers estamos entregando uma base móvel e dez motocicletas”, explicou Auricchio no ato de entrega dos novos veículos na Praça dos Expedicionários, no bairro Santa Paula.
De acordo com o prefeito, falta ainda substituir os 28 veículos menores, renovando assim completamente a frota de 45 carros da GCM. Para Auricchio, com a tecnologia de câmeras será possível otimizar e melhorar o policiamento. “O número da frota continua o mesmo, mas é óbvio que, com maior qualidade técnica, se pode ampliar as ações de policiamento ostensivo e preventivo, essa é a nossa ideia”. Apesar da tecnologia de câmeras incorporada às viaturas a prefeitura sancaetanense não pensa, por enquanto, em colocar câmeras nos uniformes dos guardas, as chamadas bodycams, como já faz a Polícia Militar e a segurança das estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos).
Para Auricchio o tema segurança público é muito sensível. Ele citou estudo da Urban Systems que classificou São Caetano como uma cidade segura. “Tem muito a ver com o sentimento de segurança, os técnicos trabalham com indicadores. Você pode ter o melhor indicador, mas se roubarem o celular de um familiar seu ou se tentarem roubar seu veículo, qualquer estatística deixa de ter validade. É óbvio que, do ponto de vista técnico, vamos continuar trabalhando para melhorar os indicadores”.
Auricchio conferiu de perto as inovações tecnológicas embarcadas nas novas viaturas. (Foto: Letícia Teixeira/PMSCS)
Sobre os bandidos que se disfarçam de entregadores, usando caixas de entrega, o prefeito disse que é favorável a presença constante das forças de segurança nas ruas fazendo abordagens de forma sistemática. “Embora eu não seja técnico, sou partidário de estar sempre estar fazendo abordagens, comandos, bloqueios, que eu acho que é a forma que você tem de surpreender. Claro que quando tem o crime organizado envolve aí uma investigação e envolve uma complexidade maior que nem é a função da GCM. A busca repentina é o que tem de mais fácil atuar contra essa nova modalidade de crime, lembrando que o município tem um grau de inteligência diferenciado. As forças de segurança vão, combatem e estão sempre tentando passar um pouco adiante”, analisa.
Auricchio disse que vai manter o investimento na guarda civil, principalmente para dar boas condições de trabalho para os GCMs. “Vamos continuar investindo em tecnologia, capacitação, treinamento, renovação e fundamentalmente dando condição de trabalho para os profissionais, com boa remuneração, boas ferramentas de trabalho, e o resultado vem de forma natural, mas a criminalidade foge do âmbito da política municipal, mas nós vamos continuar colaborando e fazendo a nossa parte através da GCM e também da sinergia com outras forças”.
Um dos investimentos será no efetivo da GCM. Segundo o prefeito há intenção de que seja feito um novo concurso para a contratação de guardas, mas ainda não há previsão de quando, nem quantas vagas serão abertas. “Há objetivo de se fazer um novo concurso público, mas precisa entender que não é só aumentar quantitativamente, tem que ter condições adequadas desse aumento qualificado”, concluiu. Enquanto o concurso não sai, um reforço no patrulhamento das ruas já vai acontecer com mais 18 guardas que atuavam na segurança da Câmara Municipal. O presidente do Legislativo, Tite Campanela (Cidadania) anunciou que a Casa terá agora segurança própria e os guardas civis que atuavam no local voltarão para funções de patrulhamento.
Com informações de Leandro Amaral
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Polícia