Clipclap

Aguarde ...

Site Repórter Diário

Publicado em 22/06/2022 - 18:08 / Clipado em 22/06/2022 - 18:08

Matriz curricular é o diferencial na formação em engenharia pela USCS



Da Redação


Ter acesso a boas e novas oportunidades é o que faz a diferença em qualquer jornada profissional para quem inicia a carreira ou busca reinserção no mercado de trabalho. Tendo em vista este princípio, a USCS (Universidade Municipal de São Caetano), apresentou aos alunos 12 novos cursos de graduação, entre eles, os de engenharia Civil, Química e Elétrica, que trazem como principal diferencial uma matriz curricular com maiores chances de empregabilidade.

Em entrevista ao RDtv nesta quarta-feira (22/06), o professor Marcos Alberto Bussab, gestor dos cursos de Engenharia da USCS, fala sobre as apostas em relação aos cursos que estão por vir e como a estratégia deve impactar no mercado de trabalho. “Estamos entrando com uma estrutura curricular que busca dar ao aluno uma empregabilidade”, declara Bussab, ao frisar que com a inserção dos novos cursos, o objetivo é capacitar os jovens e, assim, fazer com que eles consigam de forma mais rápida o seu primeiro emprego.

Quem for cursar um dos bacharelados em Engenharia na USCS (Engenharia Civil, de Computação, de Controle e Automação, Elétrica, de Produção e de Química) já garante a possibilidade de obter um diploma em Técnico de Qualidade nos primeiros anos do curso, conforme explica o professor. “Em um ano já cursando Engenharia, o aluno tem a possibilidade de ter o diploma e, no final do segundo ano, recebe outro certificado, este te Tecnólogo em Gestão e Qualidade”, comenta Bussab.

Ao RDtv, o professor explica que cada curso de Engenharia é voltado para um perfil de aluno diferente, e exemplifica, de forma ampla, o que cada uma das novidades da USCS traz como diferencial. “A Engenharia Civil, possivelmente, a mais conhecida, é responsável por projetar obras, como edifícios e pontes, então o graduado tem como objetivo gerenciar a execução dos trabalhos e calcular estruturas”, exemplifica o professor.

Já no curso de Engenharia Elétrica, o profissional trabalha com desenvolvimento de projetos e equipamentos para a geração de energia, enquanto no curso de Engenharia Química, o jovem será capacitado para trabalhar com a transformação de produtos, por exemplo, derivados do petróleo e na pigmentação de produtos têxteis.

Apesar das diferenças, Bussab ressalta que todos os cursos de Engenharia trazem um elo entre si: todos estão em fase de expansão no mercado de trabalho e imersos dentro da cultura de Indústria 4.0. “São cursos que trazem um impacto bastante significativo na produtividade de grandes empresas e indústrias e que respondem, de forma 100% direta às demandas do mercado de trabalho”, garante.

Quem se interessar pode participar da USCS, com inscrições abertas até 05 de julho.


https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3118038/matriz-curricular-e-o-diferencial-na-formacao-em-engenharia-pela-uscs/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário

Seção: Educação