Clipclap

Aguarde ...

Site Repórter Diário

Publicado em 21/06/2022 - 17:33 / Clipado em 21/06/2022 - 17:33

ABC amplia vacinação contra gripe para o público geral



Giulia Frazão

O inverno começa nesta terça-feira (21/6), e junto da estação, a transmissão de infecções respiratórias virais se torna ainda mais comum entre a população, em razão das pessoas ficarem mais próximas e evitarem ambientes ventilados. Pensando nisso, as cidades do ABC, com exceção de Diadema, ampliaram seus esquemas vacinais contra a gripe.

A campanha visa prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe e protege contra os vírus H1N1, a cepa B e o H3N2, do subtipo Darwin, que causou os surtos localizados no final do ano passado. Veja abaixo a programação de cada cidade.


São Bernardo

Nesta terça-feira (21), a cidade começou o início da imunização contra a Influenza para o público em geral, com idade acima de seis meses. As doses estão disponíveis em todas as 33 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), sem necessidade de agendamento. Em nota, a Prefeitura informa que já foram aplicadas 153.197 doses da vacina desde o início da campanha. Foram vacinados 88.322 idosos (cobertura de 69% do público), 18.750 trabalhadores de Saúde (66%), 5.589 professores (58,7%), 15.087 crianças (41,5%), 1.990 gestantes (29%) e 289 puérperas (25,6%).


São Caetano

O município passou a aplicar doses contra a Influenza para o público geral também nesta terça-feira (21). Para ser vacinado, basta procurar uma das unidades de saúde e levar documento com foto e carteirinha de vacinação. O imunizante está disponível em livre demanda, em todas as Unidades Básicas de Saúde, no Policlínico e Centro de Especialidades Médicas.

Até o presente momento, o público prioritário da campanha é de 77.961 pessoas, das quais 52,3% foram vacinadas, segundo informação da Prefeitura de São Caetano.


Diadema

A cidade que é exceção na vacinação do público geral disponibiliza até sexta-feira (24) o imunizante para pessoas com mais de 60 anos, crianças entre 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes e puérperas; pessoas com comorbidades e deficiência permanente; povos indígenas e quilombolas; trabalhadores da saúde, educação e portuários; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso; profissionais das forças de segurança, salvamento e forças armadas; funcionários do sistema prisional; população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas. As vacinas estão disponíveis nas 20 Unidades Básicas de Saúde do município.

A partir de segunda-feira (27/06), as doses remanescentes do imunizante contra Influenza serão disponibilizadas para a população com mais de seis meses de idade enquanto houver estoque. Mais informações em diadema.sp.gov.br/saude/28193-campanha-de-vacinacao-contra-gripe-e-sarampo-encerra-nesta-sexta-feira-24.

Diadema informou ao RD que 58.429 pessoas já foram vacinadas contra a Influenza, sendo 51.830 de grupos prioritários como crianças de seis meses a cinco anos, gestantes e puérperas, idosos, trabalhadores da saúde e da educação, e 6.599 pessoas com comorbidades. O público alvo da campanha são 96.265 pessoas, sendo crianças de seis meses a cinco anos de idade, gestantes, puérperas, idosos, trabalhadores da saúde e educação.


Ribeirão Pires

O município passará a vacinar o público geral nesta quarta-feira (22). Até o presente momento, para receber o imunizante é necessário fazer parte do grupo prioritário, como  idosos com 60 anos ou mais, crianças maiores seis meses e menores de cinco anos, gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com comorbidades e deficiência, professores de instituições públicas e privadas, forças de segurança e motoristas de caminhão e transporte público coletivo.

Quem desejar se vacinar, precisa levar consigo CPF, cartão SUS e carteirinha de vacinação em qualquer uma das 10 Unidades básicas de Saúde da cidade, das 8h às 16h de segunda à sexta-feira. Não é necessário agendamento.

As doses são limitadas, ao serem disponibilizadas para o público geral ficarão disponíveis até o estoque dos imunizantes acabar.

Em nota, Ribeirão Pires informa que, até o presente momento, foram vacinadas 19.152 pessoas de um público alvo de 43.231 munícipes.


Rio Grande da Serra

A imunização já está aberta ao público geral no município. O imunizante pode ser encontrada nas oito Unidades Básicas de Saúde da cidade e não há necessidade agendamento. Segundo informações da Prefeitura, 4.884 pessoas já foram vacinadas, de um público alvo de 16.405 pessoas.

Em contato com as prefeituras de Santo André e Mauá, não houve resposta a tempo do fechamento da reportagem.



https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3117560/abc-amplia-vacinacao-contra-gripe-para-o-publico-geral/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário

Seção: Saúde