
Publicado em 20/06/2022 - 16:01 / Clipado em 20/06/2022 - 16:01
Mortes no trânsito do ABC aumentam em 37,9% entre abril e maio, aponta Infosiga
Carlos Carvalho
Após atrasos na divulgação dos dados sobre a violência no trânsito referente a abril, o Governo do Estado divulgou os números dos meses de abril e maio, por meio de sua plataforma Infosiga. O RD levantou os dados da região e verificou uma alta de 37,9% no número de vítimas fatais nas sete cidades em comparação ao mesmo período do ano passado. O quarto mês do ano foi o que apresentou o pior cenário com uma alta de 91,6%.
Entre abril e maio de 2022 foram registradas 40 mortes na região, 11 a mais do que o registrado no mesmo período de 2021. No quarto mês do ano foram 23 vítimas fatais contra 12 que morreram no mesmo mês do ano passado. Sobre o mês de maio, os dados são iguais, 17 mortes cada.
Na soma dos dois meses a maior alta foi em Santo André que viu o número de vítimas subir dos quatro registros do ano passado para 12 neste ano. Diadema e São Bernardo tiveram três vítimas a mais neste período, sendo que nas vias são-bernardenses os dados subiram de 12 para 15, e nas vias diademense o salto foi dos quatro óbitos para sete.
Mauá subiu de dois para três. Ribeirão Pires e São Caetano apresentaram um cenário de queda. Em Ribeirão de três para um e em São Caetano a queda foi das quatro vítimas registradas entre abril e maio do passado para duas no mesmo período deste ano. Rio Grande da Serra não teve mortes no trânsito no período avaliado.
Perfil
Na maior parte dos levantamentos os motociclistas são as principais vítimas, mas entre abril e maio os pedestres formam o grupo com mais óbitos registrados, subindo de 11 para 19, enquanto os motociclistas subiram de 12 para 13. Quatro mortes foram com motoristas de carro, duas com ciclistas, um com motorista de ônibus e outra morte não identificada.
Das 40 mortes registradas nos últimos dois meses, 30 foram de homens e 10 de mulheres. Em relação as idades há uma variação. Em abril deste ano quatro vítimas tinham entre 45 e 49 anos, três entre 25 e 29 anos, e outras três entre 65 e 69 anos. Em maio, três vítimas tinham entre 18 e 21 anos, e outras três tinham entre 75 e 79 anos.
O Infosiga tem sua divulgação mensal em relação ao número de vítimas fatais no trânsito, os registros começaram em 2015 e a publicação é sempre feita em relação ao mês anterior.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: Cidades