
Publicado em 07/06/2022 - 19:30 / Clipado em 07/06/2022 - 19:30
Campanhas do agasalho estão prontas; saiba como e onde doar
Por Victoria Castilho
O inverno começa no dia 21 e, por isso, as tradicionais campanhas do agasalho estão no ar, à espera de doações. A arrecadação de roupas, cobertores e sapatos é destinada à população em situação de rua e vulnerabilidade social, em todas as cidades. O RD listou alguns locais para facilitar para quem puder ajudar os mais necessitados a enfrentarem o frio.
Em São Bernardo, a Prefeitura realiza campanha até 1º de agosto. São aceitos itens como calças, blusas, agasalhos, cobertores novos e peças usadas em bom estado de conservação.
Todas as peças recebidas serão repassadas para entidades assistenciais cadastradas, que atuarão como pontos de triagem e distribuição dos itens junto às comunidades onde estão inseridas. Ao todo, serão até 500 pontos de coleta espalhados pela cidade em parceria com empresas e comércios. A lista de locais para doação pode ser consultada via link: www.saobernardo.sp.gov.br/web/fss.
As duas unidades do Poupatempo, em São Bernardo e Santo André, recebem doações de cobertores novos. A iniciativa do Fundo Social de São Paulo (FUSSP) vai até o dia 22 de setembro, mas quanto antes as doações forem feitas, mais pessoas poderão se beneficiar.
Em Ribeirão Pires, a Prefeitura aceita doações de cobertores novos, roupas e sapatos em bom estado. A arrecadação vai até 22 de setembro e conta com nove postos de arrecadação espalhados pela cidade. Além de prédios municipais, a coleta acontece em estabelecimentos parceiros, como supermercados e galerias comerciais, como a UBS Jardim Caçula, UBS Ouro Fino, Centro Técnico de Treinamento Parque Aliança, de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. A doação no Centro Comercial Nardelli deve ser feita das 9h às 19h.
Em Diadema, a arrecadação da Prefeitura também irá até o fim de setembro e serão aceitos roupas, calçados, meias, toucas, bonés e cobertores. As doações podem ser entregues em todas as 20 unidades básicas de saúde (UBSs) da cidade, também no Paço Municipal (rua Almirante Barroso, 111) e no Fundo Social (rua Almirante Barroso, 160).
Além de roupas e cobertores, Rio Grande da Serra também arrecada itens para a casa de acolhimento (Casa do Aconchego), como alimentos e itens de limpeza. As doações podem ser entregues na sede do Fundo Social de Solidariedade (rua do Progresso, 700, Jardim Progresso) e nos demais pontos de coleta: UBS Parque América, UBS Santa Tereza, UBS Central, UBS Vila Conde, UBS Vila Niwa, UBS Vila São João, UBS Vila Lopes, EMEB Primeira-Dama Zulmira Jardim Teixeira, Prefeitura de Rio Grande da Serra e no posto de gasolina (avenida Dom Pedro I, s/n, centro).
Doações em shoppings
Para doar roupas e cobertores em Santo André, basta se dirigir a uma das Lojas Solidárias, localizadas nos shoppings ABC, Atrium, Grand Plaza e Shoppinho Santo André. Nas comunidades, os itens são entregues para os líderes das associações de moradores e posteriormente distribuídos às famílias de forma segura, sem provocar aglomerações.
Também são contemplados os Centros de Referência de Assistência Social e o Centro de Detenção Provisória. Até 25 de julho, a Fundação do ABC receberá roupas, cobertores e sapatos em bom estado. Os pontos de coleta da campanha estarão localizados nas sedes administrativas da FUABC e da Central de Convênios, além do campus universitário da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), todos em Santo André.
A ADC Mercedes-Benz, em São Bernardo, também participa da campanha. Os associados e interessados em ajudar podem deixar suas contribuições em uma caixa localizada na entrada do Clube e os funcionários da Mercedes-Benz em outra instalada dentro da fábrica. E tudo o que for arrecadado será encaminhado para as instituições, ONGs e igrejas cadastradas e que se localizam no entorno do Clube, em São Bernardo e Diadema.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Social