
Publicado em 06/06/2022 - 19:26 / Clipado em 06/06/2022 - 19:26
Casos de covid na Educação disparam 178,1% em um mês no ABC
Beatriz Gomes
Em um mês, o ABC apresentou alta de 178,12% no número de casos confirmados de covid na área da Educação, o que inclui alunos, professores e servidores municipais da pasta. No total, as cidades contabilizaram, pelo menos, 89 novos casos de covid-19 na primeira semana de junho.
Informações das secretarias de Saúde revelam que foram 17 alunos diagnosticados com a doença e outros 72 funcionários, incluindo professores e servidores positivados. Já na primeira semana de maio foram confirmados 32 casos da doença na rede municipal da região.
No balanço, Santo André totalizou 13 casos de covid-19 entre alunos no período de 30 de maio a 3 de junho. Neste mesmo período contabilizou-se 28 professores e 41 funcionários diagnosticados com a doença. Já no período de 2 a 6 de maio, a Educação foi notificada pelas unidades escolares de seis professores e quatro funcionários positivados. Não houve registro de casos confirmados entre os alunos.
Apenas nesta semana foram confirmados quatro casos de covid-19 em alunos da rede municipal de São Bernardo, e outros 15 casos entre professores. Em maio, neste mesmo período, o total foi de 23 casos. Devido ao aumento de diagnósticos, o uso de máscaras voltou a ser recomendado em espaços públicos e privados. A iniciativa segue orientação do Comitê de Combate ao covid e tem caráter preventivo.
Outros dois casos foram confirmados entre professores e servidores da rede municipal, em Ribeirão Pires. De acordo com a administração, nenhum novo caso foi confirmado entre alunos na primeira semana de junho. Já em maio, a cidade contabilizou seis casos confirmados, incluindo cinco servidores e um aluno.
Dispensa de alunos
Por conta da nova onda de casos de covid-19 na região, Diadema informou, em nota, que 4% do total de alunos da rede municipal e 5% dos professores foram dispensados devido a casos confirmados da doença. Os números, no entanto, não foram divulgados pela administração municipal.
Em decreto publicado na última sexta-feira (03), a administração recomenda o uso de máscaras em espaços privados de uso comum e torna obrigatória a utilização do equipamento de proteção em prédios públicos, em áreas abertas e fechadas. “O uso de máscara já era obrigatório e continua sendo em escolas, serviços de saúde e transporte público de passageiros, incluindo terminais de ônibus”, diz a administração.
Já Rio Grande da Serra não registrou casos de covid-19 entre alunos até o momento, mas seis servidores foram diagnosticados com a doença nos meses de maio e junho, sendo três casos em cada mês. São Caetano e Mauá não se manifestaram até o fechamento da reportagem.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Saúde