
Publicado em 31/05/2022 - 09:00 / Clipado em 31/05/2022 - 09:00
Análise de Mídia - 31/05/2022
Comentário geral: Reportagem do Diário do Grande ABC registra que a direção da Fundação ABC (FUABC) informou ontem que concluirá, ainda nesta semana, as apurações internas para identificar se existem irregularidades no contrato firmado com a Ecco Centro de Endoscopia para atender à rede municipal de São Caetano. A empresa, que tem como um dos sócios Álvaro Moura Seraphim, filho do vice-prefeito do município, Carlos Humberto Seraphim, havia fechado acordo de 12 meses com a FUABC no valor de R$ 3,6 milhões para realizar exames e fornecer materiais ao complexo hospitalar de São Caetano e ao Hospital de Emergência Albert Einstein. A instituição determinou a suspensão do contrato no mesmo dia em que o jornal revelou o vínculo da empresa.
Nota da coluna Cena Política, do DGABC, afirma que tem sido “cada vez mais desafiadora a missão de quem deseja acompanhar os gastos da Prefeitura de São Caetano no Portal de Transparência”. Segundo a coluna, quem tenta baixar os contratos dos contratos da prefeitura vai se deparar com documentos postados de ponta cabeça, o que inviabiliza a leitura dos acordos. “Para quem quiser tentar ler direto na tela, vai ter que virar o computador ou virar o próprio pescoço. A pergunta que o morador de São Caetano deve estar fazendo é: ninguém na prefeitura notou isso?”, finaliza a coluna.
Outra reportagem do DGABC registra que a Toyota reiterou ontem que irá encerrar suas atividades na unidade de São Bernardo, transferido a produção de peças para as fábricas de Sorocaba, Porto Feliz e Itapetininga. Na semana passada, o governador de São Paulo, Rodrigo Garcia, havia se reunido com o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, e o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, para tentar manter a empresa na cidade. A mudança deve começar em dezembro deste ano e será concluída até novembro de 2023. A empresa informou também que concordou em discutir alternativas sobre o espaço onde está localizada a unidade fabril da empresa, no bairro Planalto.
Nota do Jornal ABC Repórter informa que o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., encaminhará hoje à Câmara Municipal o projeto de lei que cria o programa Toda Força ao Estudo, cujo objetivo é incentivar a permanência e o engajamento dos alunos nas escolas, com um auxílio destinado a estudantes em situação de vulnerabilidade econômica regularmente matriculados na rede municipal de ensino. A bolsa, no valor de R$ 100 mensais, beneficiará cerca de 3.500 estudantes.
Dispara procura por autoteste nas fármacias do Grande ABC – DGABC.
Santo André vai reajustar salário de agentes de saúde – DGABC.
Cidades da região ofertam serviços contra o tabagismo – DGABC.
Tom geral do noticiário: negativo/positivo/neutro.
Alguma medida a ser tomada? Não.
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah