Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 27/05/2022 - 09:00 / Clipado em 27/05/2022 - 09:00

Análise de Mídia - 27/05/2022



Comentário geral: Manchete de capa do Diário do Grande ABC informa que a Fundação do ABC (FUABC) mandou suspender o contrato com uma empresa do filho do vice-prefeito de São Caetano no mesmo dia em que o jornal divulgou a notícia (ontem). Na edição de quinta-feira, o jornal havia revelado que a FUABC havia contratado a empresa Eco Centro de Endoscopia, que tem como sócio Álvaro Moura Seraphim, filho do vice-prefeito de São Caetano, Carlos Humberto Seraphim (PL), pelo valor anual de R$ 3,6 milhões. A empresa fora contratada para fazer exames de endoscopia para o complexo hospitalar de São Caetano e o Hospital de Emergência Albert Einstein.

Segundo a FUABC, a decisão vale até a confirmação se houve ou não irregularidade na contratação. A instituição informou ainda que encaminhou ofício à diretoria do complexo hospitalar de São Caetano solicitando esclarecimentos sobre a licitação para a devida análise dos órgãos de controle da FUAC, presidida interinamente por Luiz Mário Pereira de Souza, que assumiu depois que a atual secretária de Saúde de São Caetano, Regina Maura Zetone, renunciou à presidência da entidade. De acordo com o jornal, a Prefeitura de São Caetano não informou como ficará a oferta do serviço com a medida. 

O DGABC repercute e amplia matéria do portal da Folha de S. Paulo de ontem sobre o aumento de roubos muito acima da média da região em São Caetano. O jornal mostra que enquanto o Grande ABC registrou um aumento de 9,35% em roubos diversos (veículos, celulares, bolsas etc.), São Caetano teve uma alta quase quatro vezes superior à média da região, 35%, com 332 casos de janeiro a abril de 2022 contra 246 no mesmo período de 2021. O jornal aponta a opinião de especialistas, segundo os quais fatores como a maior concentração de renda no município e o aumento de circulação de pessoas, em com o cenário da pandemia mais controlado, são as principais causas do aumento. 

O site Repórter Diário registra que A Secretaria de Saúde de São Caetano iniciou na segunda-feira um programa de formação e capacitação para Agentes Comunitários de Saúde. Até 17 de junho, serão realizadas palestras ministradas pelas equipes de saúde e membros do Conescs (Conselho Municipal da Comunidade Negra de São Caetano) para os colaboradores da Atenção Básica de Saúde. O objetivo da formação é trazer um resgate histórico da população negra e apresentar a rede de apoio nos casos de racismo e injúria racial. “O racismo faz mal e adoece, não podemos mais permitir que nos dias de hoje, as pessoas passem por isso”, afirmou Jacira Raimunda Capella, do Conescs.

Outra matéria do Repórter Diário registra que as unidades do CISE (Centro de Integração de Saúde e Educação) da terceira idade, em São Caetano, utilizam a hortaterapia no auxílio à recuperação de idosos. A iniciativa tem sido cada vez mais usada no tratamento de doenças ou desequilíbrios emocionais, como o estresse e depressão, com suporte e acompanhamento de um terapeuta ou médico.

Santo André inicia regularização fundiária no Núcleo Cata Preta – DGABC.

Ônibus 100% elétricos são fabricados há 8 anos por empresa da região – DGABC.

Orlando, Carla Morando e Rodrigo Garcia entregam segundo Bom Prato de São Bernardo – Jornal ABC Repórter.


Tom geral do noticiário: negativo/positivo.

Alguma medida a ser tomada? Não.

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah