Clipclap

Aguarde ...

 Site Repórter Diário - Santo André/SP

Publicado em 26/05/2022 - 10:30 / Clipado em 26/05/2022 - 10:30

São Caetano utiliza hortaterapia para recuperação de idosos



Da Redação



Iniciativa tem sido cada vez mais usada no tratamento de doenças ou desequilíbrios emocionais (Foto: Eric Romero / PMSCS)


As unidades do CISE (Centro de Integração de Saúde e Educação) da terceira idade, em São Caetano, utilizam a hortaterapia no auxílio à recuperação de idosos. A iniciativa tem sido cada vez mais usada no tratamento de doenças ou desequilíbrios emocionais, como o estresse e depressão, com suporte e acompanhamento de um terapeuta ou médico.

Natural de Pernambuco e há mais de 50 anos em São Caetano, Maria do Socorro Felizardo, de 69 anos, sofre de crises de depressão, e encontrou acolhimento nas atividades da hortaterapia do CISE João Castaldelli, no bairro Olímpico.

A filha Luciana Carvalho Felizardo Contin conta que a melhora da mãe é visível. “Inclusive, a médica que a acompanha mensalmente comentou que houve evolução significativa, nas atividades físicas e na forma de agir”, ressalta Luciana.

A hortaterapia consiste no cultivo de plantas, flores e hortaliças com o objetivo de estimular a criatividade, memória visual e atividade motora. “Traz benefícios no tratamento de depressão, ansiedade, demência de Alzheimer e diversas outras patologias, pela melhora da autoestima, autocuidado e atividade motora nas ações realizadas durante o cultivo. Isso melhora os níveis hormonais e diminui o estresse do paciente”, explica Rogério Salvador Lopes, médico da Estratégia de Saúde da Família no Bairro Prosperidade.

Além do CISE João Castaldelli, a Comtid (Coordenadoria Municipal da Terceira Idade) oferece hortaterapia nos CISEs Benedicto Djalma Castro (Bairro Prosperidade), Dr. Moacyr Rodrigues (Bairro Santa Paula) e João Nicolau Braido (Bairro São José), além da Estação Cultura (Centro).

Segundo o médico, os benefícios de colocar as mãos na terra e lidar com plantas, flores ou árvores frutíferas, são muitos, pois melhora o humor, proporciona bem-estar, reabilita pacientes no aspectos mental, emocional e físico, além de servir de terapia ocupacional e social.

A hortaterapia pode ser passiva ou ativa, sendo que no primeiro caso os usuários contemplam a beleza da natureza e, no segundo, os pacientes participam diretamente da criação, organização, manutenção e cuidado do espaço verde.

Os projetos de hortaterapia envolvem a participação ativa de pacientes que plantam, regam, podam e se envolvem de corpo e alma nessa atividade, para depois contemplarem os resultados de toda essa dedicação, vendo a beleza crescer ao seu redor com plantas florescendo e frutificando.


https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3106843/sao-caetano-utiliza-hortaterapia-para-recuperacao-de-idosos/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP

Seção: Saúde