
Publicado em 24/05/2022 - 06:40 / Clipado em 24/05/2022 - 06:40
S.Caetano reforça a recomendação para uso de máscara no frio
Amanda Sakumoto
Nesta segunda-feira (23/5), o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, e a secretária de saúde, Regina Maura, realizaram live nas redes sociais para reforçar a recomendação de uso de máscara de proteção e medidas de higiene entre os moradores, durante o período mais frio do ano. Tais medidas, se tornam necessárias por conta do aumento dos casos de síndromes respiratórias na cidade, como gripe e covid-19.
Durante a live, a médica afirma que os hábitos de segurança e higiene devem fazer parte do cotidiano dos moradores. “Levaremos a utilização de máscaras por toda vida. Com frio, as pessoas fecham portas e janelas, por isso aumenta a transmissão de doenças respiratórias como a gripe e a covid. Mesmo com o aumento dos casos de síndromes respiratórias, não houve repercussão no número de internações por covid”, afirma a secretária e reforça a importância de lavar as mãos frequentemente, higienizar com álcool gel, bem como seguir etiqueta ao tossir e espirrar, manter o distanciamento, principalmente quando houver sintomas gripais.
Atualmente, a cidade não registra nenhuma internação ou óbito de adultos e crianças por coronavírus. “Reforçamos a equipe médica do Hospital Márcia Braido, pois temos um aumento nos atendimentos de síndromes gripais. Hoje são atendidos cerca de 5 mil moradores ao mês, no período pré-pandêmico esse número era de cerca de 1,2 mil atendimentos”, diz Regina. Em maio, até a última sexta-feira (20/5), São Caetano registrou 567 confirmados para coronavírus, o que representa um aumento de 245% em relação a todo mês anterior, em que foram registradas 164 confirmações da doença.
Na cidade houve a suspensão das aulas presenciais na escola municipal de ensino fundamental Ângelo Raphael Pellegrino, nos dias 19 e 20 de maio. A decisão se deu a partir do registro de oito novos casos de covid na unidade escolar (entre confirmados e suspeitos). “Também foram suspensas as aulas da escola municipal José Auricchio, em que foram registradas 11 pessoas doentes, destas, seis são casos positivos de covid e cinco são outras síndromes respiratórias”, afirma Regina.
Segundo o prefeito, o fechamento das unidades escolares é feito de forma pontual, por conta da diminuição de profissionais, o que gera a falta de suporte necessário para a realização das atividades, mas os estudantes recebem as aulas de forma remota para não haver prejuízos. “Não estamos mais no período crítico, como foi durante os dois anos da pandemia da covid-19, mas estamos em um pico de doenças respiratórias como acontece todos os anos. Vamos usar as orientações, fundamentalmente usando máscaras e mantendo a vacinação em dia”, orienta Auricchio.
Adesão à vacina da gripe é baixa
Regina Maura ainda faz um apelo para que a população se imunize contra a gripe. As doses estão disponíveis nas unidades de saúde da cidade e no centro municipal de imunização, em livre demanda. A adesão à vacina contra influenza segue baixa no município. A cobertura vacinal está em 60% dos idosos; 26% de imunização das crianças com idades abaixo de 2 anos; 28% entre crianças com idades de 2 e 4 anos; 13,4% das gestantes foram imunizadas e 52% dos profissionais da saúde.
A secretária alerta também pela mobilização dos professores. “Entre esses profissionais a cobertura vacinal está em 17,5%. A vacina é muito importante neste momento, principalmente agora durante o frio. Peço que as pessoas se mobilizem e mantenham as doses atualizadas, para evitarmos o aumento de casos”, orienta Regina.
São Bernardo
A primeira cidade a reavaliar os protocolos de segurança foi São Bernardo. Por meio de decreto, publicado na última sexta-feira (20/5), o município oficializou a recomendação para uso de máscaras de proteção em todos os locais públicos, com ênfase em escolas municipais, estaduais e particulares. Entre abril e maio deste ano, o número de casos entre estudantes e profissionais da educação saltou de quatro para 169. No total, o município registrou um crescimento de 667% de novos casos, entre os dias 9 e 16 de maio, em comparação ao mesmo período do mês anterior.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Saúde