Clipclap

Aguarde ...

 Site Repórter Diário - Santo André/SP

Publicado em 18/05/2022 - 07:19 / Clipado em 18/05/2022 - 07:19

Vacina contra gripe tem adesão de 49,5% no ABC




Da Redação

Com as baixas temperaturas na região, o vírus da gripe (Influenza) volta a preocupar especialistas. Isso porque o cenário se agrava quando as prefeituras da região revelam que, do público elegível para receber a vacina, somente 49,5% da população se imunizou contra as três cepas do vírus (H1N1, H3N2 Darwin e linhagem B/Victoria).

Neste momento, podem se vacinar contra a gripe nos postos de saúde: pessoas com comorbidades, idosos, profissionais da saúde, indígenas, professores, policiais, caminhoneiros, motoristas de transporte coletivo e crianças menores de cinco anos.

De toda região, Mauá chama atenção com o maior número de pessoas imunizadas: 69,6%, o que corresponde a 48.904 munícipes vacinados de um universo de 142.396 pessoas elegíveis a receberem a vacinação. Quem ainda não se vacinou, pode buscar uma das 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de segunda a sexta, das 9h às 16h, sem necessidade de agendamento.

Na sequência aparece São Bernardo, com metade da população imunizada contra a gripe até o momento. O funcionamento das salas de vacinação varia de acordo com o expediente de cada unidade, sendo que 20 equipamentos atuam com horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão). Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h. As demais unidades vacinam até 18h.

Quase 30 mil pessoas já foram imunizadas em São Caetano, o que corresponde a 48,2% do público-alvo da campanha. Ainda assim, quem desejar se vacinar pode procurar todas as Unidades Básicas de Saúde, Centro Policlínico Gentil Rston e Centro de Especialidades Médicas. Já em Ribeirão Pires, foram imunizados 13.157 moradores, de um total de 43.251 pessoas, (30,42%).

Para os que desejarem se vacinar na cidade, é preciso estar dentro do público alvo da campanha, levar documento de identificação com número do CPF, cartão SUS e carteirinha de vacinação. Além de comprovar atividade na área, para públicos específicos. A imunização pode ser feita nas 10 Unidades Básicas de Saúde e da Família, de segunda à sexta-feira  das 8h às 16h e aos sábados na UBS Centro no mesmo horário. Não é necessário agendamento.

Diadema aplicou 37.761 doses contra a influenza, mas não informou quanto isso representa no universo dos públicos elegíveis. Para se vacinar é precisar estar no público alvo e apresentar um documento pessoal com foto. Para o público infantil é necessário apresentar a caderneta de vacinação. Rio Grande da Serra imunizou 1.407, mas também não informou quanto isso representa. As doses no muncípio são aplicadas em oito unidades de saúde, das 9h às 16h.

A prefeitura de Santo André não se manifestou até o fechamento da reportagem.

Segundo o Ministério da Saúde, no Brasil foram vacinados 42% dos idosos e 41% dos trabalhadores de saúde, público alvo da campanha. A recomendação de especialistas é que a ação de imunização continue, até que uma grande parcela da população esteja imunizada.


https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3102684/vacina-contra-gripe-tem-adesao-de-495-no-abc/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP

Seção: Saúde