
Publicado em 12/05/2022 - 07:20 / Clipado em 12/05/2022 - 07:20
Novo comandante da PM quer fazer mais operações e reduzir roubos e furtos
George Garcia
O coronel Marcelo Gonçalves Gaspar assumiu essa semana o comando do CPA-M6 (Comando de Policiamento de Área Metropolitana 6), que responde pelo policiamento das sete cidades do ABC. Com mais de 30 anos de Polícia Militar e passagem por diversos setores da corporação, como o Policiamento de Choque, a Cavalaria e o Estado Maior junto ao comando geral, Gaspar pretende usar toda a experiência no combate à criminalidade no ABC, no primeiro comando de área que assume deste a ascensão a coronel. O foco do trabalho será ampliar as operações especiais para a redução dos crimes contra o patrimônio.
Um dos principais desafios será reduzir os índices de roubo de veículo e roubos em geral que tiveram alta de 22% e 17,3%, respectivamente, entre fevereiro e março deste ano. Para fazer frente a isso, Gaspar não quer apenas manter, mas reforçar as operações realizadas na região sob o comando do coronel Gilson Hélio Jesus dos Santos, que deixou o ABC para comandar a PM no Litoral.
As operações denominadas ABC Mais Seguro demandaram grande número de policiais militares, civis e também as guardas municipais da região. “O trabalho que vinha sendo feito era muito positivo e motivo de elogios. Claro que vamos impor nosso modo de agir, mas essas operações são muito importantes para o ABC, a sociedade gostou, e vamos intensificar e até ampliar, dar continuidade nisso em parceria com as outras forças de segurança”, disse Gaspar ao RD.
Com 52 anos de idade, casado, pais de dois filhos e já curtindo a primeira neta, Gaspar diz que, apesar de não ter atuado diretamente no ABC, tem bom conhecimento da região graças ao último posto na 4ª Seção do Estado Maior, onde atuava na assessoria estratégica do Comando Geral na área de logística. Gaspar também atuou na 3ª seção onde trabalhou na CAP (Coordenadoria de Análise e Planejamento) e na Coordenadoria dos Consegs (Conselhos Comunitários de Segurança). “Estou impressionado com o ABC e o sentimento de pertencimento muito grande dos policiais que aqui atuam e isso me traz uma impressão bastante positiva. Me chamou atenção também a proximidade da PM com a sociedade civil, as prefeituras, todos se manifestaram dando boas vindas e se mostraram parceiros”, comenta o novo comandante.
Sobre a alta dos crimes contra o patrimônio entre fevereiro e março, o comandante diz que isso aconteceu não apenas no ABC, mas em várias regiões do Estado, razão pela qual o governador Rodrigo Garcia determinou a realização da Operação Sufoco, focada especialmente na vistoria de motociclistas e captura de falsos entregadores. “Estamos vindo para o ABC bastante atentos a isso. Teremos foco na situação de roubo, situação de crime contra o patrimônio em geral visando a fiscalização de motos que são os veículos mais utilizados pelos criminosos, principalmente contra esses que se disfarçam de entregadores usando caixas de entregas”, afirma.
Gaspar quer aproveitar também a proximidade com as prefeituras e, consequentemente, com as guardas civis municipais (GCMs) para o combate aos pancadões que atormentam a vida dos moradores com barulho e situações que envolvem crime, como tráfico de entorpecentes. “Não há como atuar sem o apoio das prefeituras na fiscalização dos estabelecimentos irregulares, que vendem bebidas alcoólicas, a operação tem de ser integrada, temos de estar sempre nos ajudando, também precisamos do apoio da sociedade civil através dos Consegs e das associações”, completa.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Polícia