Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 10/05/2022 - 09:00 / Clipado em 10/05/2022 - 09:00

Análise de Mídia - 10/05/2022



Comentário geral: Nota da coluna Rastilho, do site Repórter Diário, registra que o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, revelou ontem que na próxima quarta-feira assinará um convênio com o Governo do Estado para a obra do viaduto Independência, que interliga os bairros Santa Paula, Santo Antônio e o Centro com o bairro Fundação. A estimativa de investimentos é de R$ 25 milhões, sendo 70% do Estado e 30% do Município. O anúncio ocorreu em meio aos elogios feitos pelo tucano sobre a relação que tem com o Palácio dos Bandeirantes.

Outra nota da coluna Rastilho registra que a Câmara de São Caetano vai julgar nesta terça-feira, durante a sessão ordinária, duas contas do chefe do Executivo em relação aos anos de 2018 e 2019. Segundo a nota, nos dois casos, o parecer é positivo e como o tucano conta com a maioria no Legislativo, então a aprovação das contas são favas contadas.

Reportagem do Jornal ABC Repórter registra a reinauguração, na sexta-feira, pelo prefeito José Auricchio Jr., da escola mais antiga de São Caetano, a EMEF Senador Fláquer, que foi fundada em 8 de maio de 1920.

Matéria do Diário do Grande ABC informa que técnicos do Tribunal de Contas do Estado (TCE) visitaram 23 escolas da região do Grande ABC e constataram irregularidades no AVCB (Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros) em 87% delas. Das 23 escolas, 20 estão funcionando sem o documento que certifica que a edificação tem todas as medidas de segurança de prevenção a incêndios. Segundo o relatório, 18 escolas estão com o AVCB fora do prazo e outras duas unidades sequer possuem o documento. De acordo com o jornal, a Prefeitura de São Caetano informou que as escolas que estão funcionando sem o documento precisam passar por grandes obras que envolvem a estrutura do espaço físico, e que os projetos já foram aprovados e devem passar por licitação.

Outra reportagem do DGABC registra que a violência sexual contra crianças e adolescentes aumentou 92% na região em 2022. Dados do Disque 100 sobre casos ocorridos no Grande ABC apontam 106 violações de janeiro a abril, ante 55 ocorrências de 2020. A percepção dos especialistas e profissionais que lidam com casos de violência de grupos de vulneráveis é de que as vítimas perderam o acesso às redes de apoio durante a pandemia de covid-19. Apesar disso, os especialistas afirmam que longe de indicar que a violência aumentou agora, esse acréscimo é um sinal claro de que os casos estavam represados. Segundo os dados, 73,5% dos agressores são familiares ou vizinhos e 74,5% das agressões ocorreram em ambiente doméstico, seja na casa da vítima, do agressor ou de terceiros.

Jander se reúne com lideranças do PSD e empresários da cidade – ABC Repórter.

Análise aponta substâncias químicas em reservatórios de SP; 5 cidades do ABC foram afetadas – Site Repórter Diário.

Região enfrenta falta de dipirona no mercado e estoque está reduzido –Site Repórter Diário.

Escola Municipal de Ecologia de São Caetano realiza curso de horta para pequenos espaços – Jornal ABC Repórter.


Tom geral do noticiário: positivo/negativo/neutro.

Necessidade de alguma ação? Não.

  

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah