Clipclap

Aguarde ...

 Site Repórter Diário - Santo André/SP

Publicado em 29/04/2022 - 17:19 / Clipado em 29/04/2022 - 17:19

Sem consenso entre prefeitos, escolha de presidente da FUABC fica indefinida




Carlos Carvalho


Sem o consenso entre os prefeitos de Santo André, Paulo Serra, de São Bernardo, Orlando Morando, e de São Caetano, José Auricchio Júnior (todos do PSDB), o Conselho Curador da Fundação do ABC (FUABC) não realizou a reunião extraordinária agendada para esta sexta-feira (29/4), que trataria da admissão ou não do nome de Maria Odila Gomes Douglas para o cargo de presidente da entidade. Não há uma nova data para a definição.

Auricchio, Morando e Serra terão que se reunir novamente para definir escolha (Foto: Reprodução)

Em nota, a entidade aponta que a indicação da médica foi feita “isoladamente” por Santo André, e que após ofícios das prefeituras de São Bernardo e São Caetano relatando a necessidade de consenso, assim como houve na escolha da agora ex-presidente da FUABC Regina Maura Zetone, a maioria dos conselheiros preferiu não comparecer à reunião para aguardar um entendimento.

“O posicionamento dos membros do Conselho Curador na data de hoje reforça o desejo da instituição de que o nome indicado à Presidência da FUABC seja acordado entre os três prefeitos do ABC. Dessa maneira, não há data para realização de nova reunião de eleição e a Fundação do ABC aguardará a indicação consensual dos três municípios instituidores”, disse a entidade em nota.

A necessidade de consenso foi verbalizada por Auricchio na última quarta-feira (27/4). Tal situação ocorre, pois Santo André deve para a Fundação um valor estimado em R$ 133 milhões. No ano passado, houve uma mudança nas regras que impedem que um município devedor faça a indicação de um nome para a presidência da organização social.

Regina Maura foi um nome de consenso, inclusive com o direito de uma reunião registrada com os três prefeitos e a médica. Quando o nome de Maria Odila foi escolhido, a decisão foi tomada apenas pelo Poder Executivo andreense que acreditava que o histórico de Maria Odila com Auricchio dentro da Faculdade de Medicina no ABC e a boa relação com o secretário de Saúde de São Bernardo, Geraldo Reple Sobrinho, fariam com que a indicação fosse aceita com facilidade, o que não ocorreu.

(Informações: Leandro Amaral)



https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3094681/sem-consenso-entre-prefeitos-escolha-de-presidente-da-fuabc-fica-indefinida/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP

Seção: RDtv, Política