Clipclap

Aguarde ...

 Site Repórter Diário - Santo André/SP

Publicado em 27/04/2022 - 07:20 / Clipado em 27/04/2022 - 07:20

Coluna Rastilho - Sessão de São Caetano ferve antes da Ordem do Dia por conta de Bolsonaro




George Garcia

Sessão de São Caetano ferve antes da Ordem do Dia por conta de Bolsonaro


Em ano de eleição os embates políticos ganham contornos mais fortes e não foi diferente na Câmara de São Caetano desta terça-feira (26/04), parlamentares de direita e esquerda debateram intensamente o perdão dado ao deputado federal Daniel Silveira (PTB) pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) há uma semana. O estopim foi um projeto de decreto legislativo de autoria da vereadora Bruna Biondi (PSol) de repúdio ao perdão presidencial. “Foi um crime de atentado à Democracia, por isso as casas legislativas têm que seguir seus ritos, mas a mesa da Câmara dos Deputados sentou em cima do relatório de cassação, se tivesse dado sequência não precisava o STF (Supremo Tribunal Federal) intervir”, disse a parlamentar. A reação foi imediata; Américo Scucuglia, do mesmo partido de Silveira incendiou a discussão. “Agora tudo que não interessar a esquerda é tratado como atentado à Democracia. Deveríamos fazer um voto de apoio ao presidente”, disparou.


Discussões longas irritaram vereadores

A discussão em torno do perdão de Bolsonaro a Daniel Silveira não parou com Bruna e Scucuglia. Os dois foram seguidos de César Oliva (PSD), Tite Campanella (Cidadania), Gilberto Costa (Avante). A discussão somente em torno deste tema durou mais de 20 minutos. Alguns parlamentares reclamaram que o período regimental de uma hora para a discussão dos requerimentos já havia extrapolado e a Casa ainda não tinha entrado na Ordem do Dia. Porém o clima voltou a esquentar com novo requerimento de Bruna Biondi sobre o voto de apoio à Batalha da Matrix, atividade que reúne MC´s na praça da Matriz em São Bernardo. Nova discussão sobre um tema de fora da cidade que irritou alguns parlamentares. Alguém chegou a dizer: “O Orlando Morando está poderoso, até aqui na sessão de São Caetano!”.


Cobrança de respostas sobre Fundação do ABC perdeu espaço

O vereador de São Caetano, Edison Parra (Podemos) foi um dos mais irritados com as longas discussões sobre temas de fora de São Caetano na sessão desta terça-feira (26/04). Ele disse que apresentou requerimento de informações endereçado a médica Regina Maura Zetone que assumiu a Fundação do ABC neste ano e três meses depois renunciou ao cargo. “Eu queria saber se ela fez o pente fino que disse que faria e se reavaliou os contratos e se algum desses contratos foi cortado, mas aí a gente fica discutindo coisas que não são da cidade”, reclamou.


Beto Vidoski pede afastamento por 15 dias

O vereador de São Caetano, Beto Vidoski (PSDB) pediu 15 dias de afastamento de suas funções na Câmara alegando que iria tratar de assuntos pessoais. O tucano não deu detalhes sobre o afastamento e se limitou a agradecer aos colegas parlamentares que aprovaram o requerimento. Vidoski ficará fora da Câmara de 28 de abril a 13 de maio.


Assembleia sobre futuro do Consórcio ABC foi adiada

A assembleia dos prefeitos para debater o futuro do Consórcio Intermunicipal Grande ABC ficou para o próximo mês. O encontro foi que marcado para essa terça-feira (26/4) foi adiado. Os chefes de Executivo querem debater algumas situações da entidade regional, entre elas, a possibilidade de não ter mais uma sede fixa. A atual fica em Santo André, em um prédio que pertence ao Poder Executivo.


Moções de repúdio geram novo debate na Câmara de Mauá

Os vereadores de Mauá votaram nesta terça-feira (26/4) mais duas moções de repúdio do Sargento Simões (Avante) contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ambas foram rejeitadas, mas o que chamou a atenção foi a reclamação geral sobre esse tipo de manobra para falar das disputas políticas que antecedem as eleições. Muitos deixaram claro que só vão votar favoravelmente a uma moção caso ela tenha relação a um serviço que não é bem prestado na cidade.


Sindserv Santo André convoca nova assembleia para o dia 28

O Sindicato dos Servidores Públicos de Santo André (Sindserv) solicitou à Prefeitura para que uma contraproposta sobre a campanha salarial seja apresentada até quinta-feira (28/4). No mesmo dia haverá um ato público e uma nova assembleia da categoria. Além disso, os servidores vão usar a tribuna livre da Câmara para tratar sobre o assunto.

(Informações: Carlos Carvalho e George Garcia)


https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3093267/sessao-de-sao-caetano-ferve-antes-da-ordem-do-dia-por-conta-de-bolsonaro/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP

Seção: Rastilho