Aguarde ...
Publicado em 26/04/2022 - 07:20 / Clipado em 26/04/2022 - 07:20
Crimes contra o patrimônio como roubos e furtos aumentam no ABC
George Garcia
A estatística da criminalidade referente ao mês de março, divulgada nesta segunda-feira (25/04) pela Secretaria de Segurança Pública, mostra que o número de ocorrências de crimes contra o patrimônio, como roubos e furtos, cresceu na região. O destaque fica por conta dos roubos de veículo que tiveram um aumento de 22% no comparativo com fevereiro, na sequência vêm os roubos em geral, com alta de 17,3%, e os furtos de veículo que subiram 11,9%.
Os veículos são o maior foco dos bandidos, seja na modalidade roubo como na de furto. Somados os dois tipos de delito foram 1.469 ocorrências distribuídas entre as sete cidades somente em março. No mês anterior esses dois crimes somaram 1.269 casos. Se não levam o veículo inteiro, o fazem em partes, como no caso da situação mostrada pelo RD na última semana em que módulos de motocicletas foram furtados de motociclistas que deixavam os veículos parados em frente ao Ginásio Pedro Dell’Antônia, em Santo André (veja matéria completa no link: https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3091848/bandidos-agem-no-entorno-do-pedro-dellantonia-e-furtam-pecas-de-moto/ ). O comandante do 10° Batalhão da PM, coronel Paulo Sérgio de Melo, informou que os casos ocorridos no local, como mostrou a reportagem, não foram registrados em boletins de ocorrência, mesmo assim ele informou que intensificaria as rondas pelo local com vistas a este tipo de delito.
Santo André se destacou na estatística da Segurança Pública por ter a maior alta nos casos de furto de veículos. Foram 373 casos registrados em fevereiro contra 458 em março, que resultou numa alta, só neste crime, de 22,8%. Os bandidos são ousados e chegam a fazer roubos em sequência, usam um carro roubado para abordar outras vítimas. Como foi o caso ocorrido no dia 26/3, quando dois homens roubaram um Renault Sandero e um Jeep Renegade, em Santo André. A dupla acabou presa e os dois veículos recuperados. O flagrante aconteceu na rua Antônio Lobo, área do 6° Distrito Policial de Santo André (veja matéria completa em https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3080088/pm-prende-dois-e-localiza-veiculos-em-santo-andre/). Mas os roubos e furtos de veículo aumentaram em todas as cidades, exceto São Caetano que teve uma sensível redução nos casos de furto de veículos, de 44 para 42 casos, queda de 4,5%.
Não são apenas os roubos e furtos de automóveis que estão em alta, os roubos em geral, quesito que inclui roubo de celular, de carga ou a bancos, também cresceram em março 17,3%, passaram de 1.561 casos para 1.831. O uso de motocicletas pelos criminosos é comum nos assaltos. Entre a noite do dia 29/03 e a madrugada do dia 30/03 bandidos em duas rodas assaltaram pedestres, levaram carteiras e celulares no bairro Bom Pastor, em Santo André. Foram diversos roubos em sequência o que motivou uma grande operação por parte da PM, que visou principalmente as motos. Sessenta delas foram vistoriadas por policiais naquelas imediações. Uma delas acabou apreendida e também um revólver. (leia mais em: https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3081831/ladroes-em-motocicletas-aterrorizam-bairro-de-s-andre-e-pm-fecha-cerco/).
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: Polícia