
Publicado em 21/04/2022 - 07:18 / Clipado em 21/04/2022 - 07:18
Morando ratifica acordo para manutenção de campos de estágio da FMABC
Carlos Carvalho
O prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB), se reuniu nesta quarta-feira (20/4) com o reitor do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), David Uip, e o vice-reitor, Fernando Fonseca, para tratar da preocupação da instituição com a perda de campos de estágio para os alunos na região, fato que ocorrerá em Santo André após a SPDM vencer a licitação para administrar as áreas de urgência e emergência na cidade.
Acompanhados do secretário de Saúde são-bernardense, Geraldo Reple Sobrinho, o grupo discutiu o assunto após a FMABC protocolar um documento sobre a sua preocupação com o tema. Segundo nota dos representantes do Centro Universitário, o mesmo protocolo foi feito ao prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), no último dia 11, em encontro realizado no Palácio da Cerâmica, sede do governo municipal.
Em suas redes sociais, Morando fez questão de afirmar que tal ação não ocorrerá em São Bernardo, “muito pelo contrário”. “Iremos ampliar o campo de estágio com o crescimento de São Bernardo no atendimento à saúde pública. Nos somamos ao esforço para que essa situação não ocorra em outras cidades, sustentando que há compromisso não só com os alunos, mas também com o corpo docente e demais profissionais em prol da população”, escreveu.
O futuro fim do espaço para estágio na área de urgência e emergência na rede pública de Santo André foi tema de um protesto dos alunos do Centro Universitário no início de abril, dias após a divulgação de um vídeo com o discurso do vereador andreense Pedro Awada (Patriota) demonstrando preocupação com o encerramento de parte desta parceria após 50 anos, algo que foi confirmado 24 horas depois com a consolidação da SPDM no processo licitatório.
Em entrevista ao RDtv, o secretário de Saúde de Santo André, José Police Neto, confirmou que neste momento a Prefeitura e a nova OSS (Organização Social de Saúde) estão terminando as tratativas para a assinatura do contrato e que em seis meses ocorrerá todo o processo de transição com a Fundação do ABC.
Disputa política
Nos últimos dias houve um aumento das movimentações em torno de Orlando Morando e do prefeito de Santo André, Paulo Serra (PSDB), que estão rachados politicamente. O andreense encontra dificuldades para exercer seu poder de escolha para emplacar um nome na presidência da Fundação do ABC. Após a saída de Regina Maura, no início da semana, a expectativa é que um nome de fora da região seja colocado para que ocorra consenso entre as cidades mantenedoras.
O racha também ocorre nos bastidores do Consórcio Intermunicipal Grande ABC e a possibilidade de dar fim a sede da entidade regional, localizada em Santo André, e iniciar um processo de reuniões intercaladas na sede de cada Prefeitura, o que visa reduzir o aporte financeiro para a autarquia. Na próxima terça-feira (19/4), uma assembleia extraordinária foi convocada para debater o novo modelo para o Consórcio ABC.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: Política