
Publicado em 18/04/2022 - 09:00 / Clipado em 18/04/2022 - 09:00
Análise de Mídia - 18/04/2022
Comentário geral: O Diário do Grande ABC de hoje traz entrevista com o novo presidente do Sindicado dos Metalúrgicos do ABC, Moisés Selerges, que assume em um momento em que a entidade acompanha a possibilidade de mais uma montadora, a Toyota do Brasil, deixar a região. Na entrevista, Selerges avalia que há possibilidade de a empresa permanecer em São Bernardo, mesmo que seja com outro tipo de produção. De acordo com o dirigente sindical, o processo de desindustrialização que atinge o ABC desde o fim dos anos 1980 também tem impactado outras regiões do Brasil, embora com menos intensidade.
Outra matéria do DGABC de hoje registra que a procura por blindagem de veículos na região aumentou ao mesmo tempo em que os indicadores de roubos de veículos também apresentaram alta significativa desde o início do ano. Dados da Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo mostram alta de 56,9% de roubo de veículos em fevereiro deste ano na comparação com o mesmo mês do ano passado. Segundo a Abrablin (Associação Brasileira de Blindagem), de 2020 para 2021, o Brasil computou alta de 45% na produção de veículos blindados, passando de 13.817 unidades para 20.024 unidades. O Estado de São Paulo representa cerca de 70% do mercado nacional de blindagem.
Reportagem do site Repórter Diário de domingo registra que em 2021 apenas um em cada 10 empregos gerados no ABC foi da indústria. Em 12 meses, contados desde fevereiro de 2021, a região gerou 38.121 vagas no mercado de trabalho. Do total, 4.683 postos foram criados nas fábricas, ou seja, 12,28% destas vagas foram industriais; os 87,72% restantes foram divididos entre comércio e serviços. O temor quanto ao enfraquecimento do parque industrial das sete cidades da região aumenta quando uma empresa anuncia que vai fechar as portas, como fez a Toyota agora. Números da Fundação Seade (Sistema Estadual de Análise de Dados) mostram que nos 12 meses o melhor período para a indústria foi fevereiro de 2021, com saldo de 1.787 vagas geradas, mas 10 meses depois essa alta foi praticamente anulada com saldo negativo de 1.530 vagas.
Outra matéria do site Repórter Diário de domingo registra que o efeito da vacinação continua a frear o coronavírus no ABC. Na 15ª semana epidemiológica (de 10 a 16/4), a região registrou 16 mortes por covid-19, 38% menos que no período anterior. Nos casos, foram 574, uma queda de 35% em relação à semana anterior. Segundo levantamento do site, este sábado (16), o ABC não registrou óbito por covid-19 em 24h, que somam agora 11.891. A média móvel é de 2 óbitos em relação aos últimos 7 dias, uma queda de 17% sobre a média de duas semanas atrás. Nos casos, foram 2 (apenas São Caetano atualizou) e somam agora 348.862 no ABC. A média móvel na região é de 82 casos em relação aos últimos 7 dias, uma queda de 47,10% em relação à média de 14 dias atrás.
Nota da coluna Cena Política, do DGABC de sábado, registra que o deputado estadual Thiago Auricchio (PL) vem defendendo a cassação do colega Arthur do Val (União Brasil) antes mesmo de o Conselho de Ética da Alesp ter aprovado a cassação do parlamentar por falas machistas, como no relatório da CPI da Mulher. A nota diz que, no entanto, Arthur do Val entra no caminho de São Caetano porque a Prefeitura de São Caetano poderá adquirir, em processo de inexigibilidade, armas e munições, emenda parlamentar justamente do “Mamãe falei”.
Outra nota da coluna Cena Política de sábado revela que em um vídeo que corre por aplicativos de mensagens, o vereador licenciado de São Caetano Jander Lira (PSD), que concorrerá a uma cadeira na Alesp, repercute matéria do DGAC que informava que o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando (PSDB) deixou de pagar auxílio aluguel aos moradores da cidade. Nas imagens, o parlamentar diz que a preocupação do prefeito é reeleger a mulher, a deputada Carla Morando (PSDB).
Matéria do site Repórter Diário do sábado registra que após o surto de gripe no fim do ano passado e início deste ano, causado pela nova variante H3N2 do subtipo Darwin, e após dois anos impactados pela pandemia do coronavírus, as cidades do Grande ABC apresentam queda das notificações de síndromes gripais (que abrangem sintomas comuns de covid-19 e influenza) no mês de março deste ano, comparado ao mesmo período do ano anterior. São Caetano informou que registrou 8 casos de síndromes gripais em março deste ano e nenhum caso nos meses anteriores. Na comparação entre os trimestres deste ano e de 2021, a cidade registra uma queda de 70% das notificações. Nos três primeiros meses de 2021, a cidade contabilizou 27 casos.
Matéria publicada no Jornal Diário Regional na sexta-feira registra que o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., assinou projeto reduzindo de 33 para 30 horas a jornada semanal de Auxiliares de Primeira Infância (APIs) da rede municipal de ensino. Pelo projeto, os profissionais da Educação passarão a cumprir carga horária de seis horas diárias, com 15 minutos para o almoço. O projeto ainda será avaliado pelos vereadores.
Nota da coluna Cena Política, do DGABC de sexta-feira, registra que durante a cerimônia de assinatura do projeto que reduz a carga horária das APIs, no Palácio da Cerâmica, o vereador Ubiratan Fernandes (PSD) respondeu com um palavrão a uma brincadeira feita por um colega sobre a vitória do Palmeiras sobre o Petrolero na Copa Libertadores.
O DGABC de quinta-feira registra que o Makro, que tem 24 lojas no país e duas no Grande ABC, está estudando vender a rede após 50 anos de permanência no Brasil. O movimento teve início há dois anos, quando a rede passou 30 lojas para o Atacadão. Os dois pontos de venda da marca na região estão em São Bernardo e Santo André.
Grande ABC oferece 658 vagas de trabalho – DGABC.
Servidor de S. Bernardo continua sem resposta – DGABC.
Saída da Toyota e o crescimento das áreas industriais ociosas no ABC –
Bispo afirma que vacinação foi essencial para o recuo da Covid – DGABC.
Região começa campanha de vacinação contra raiva animal – DGABC.
Covid-19 internou dois em cada 100 moradores do Grande ABC – DGABC.
Tom geral do noticiário: neutro.
Necessidade de alguma ação? Não
Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah