
Publicado em 15/04/2022 - 16:25 / Clipado em 15/04/2022 - 16:25
Abril Laranja conscientiza sobre crueldade animal; veja como realizar denúncia
Giulia Frazão
Para além do período de Páscoa, abril também é marcado por ser o mês de conscientização do combate aos maus-tratos a animais domésticos. A campanha Abril Laranja luta contra o abandono, agressão e omissão de cuidados veterinários. No ABC, as prefeituras intensificam as ações de fiscalização e atividades para garantir o bem-estar animal.
Criado em 2017, em Santo André, o Departamento de Proteção e Bem Estar Animal desenvolve ações de fiscalização e conscientização para a população para cuidado com animais domésticos e silvestres. Em São Caetano, o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) auxilia a Delegacia de Investigação de Crimes Contra o Meio Ambiente (Dicma) e recebe denúncias de maus-tratos – estes que devem ser registrados em delegacia especializada ou mesmo B.O eletrônico.
Já em Diadema, o CCZ orienta sobre a Posse Responsável e o manejo correto de cães e gatos que são adotados no setor ou nas Feiras de Adoção.
Como denunciar maus-tratos?
Em Santo André, as denúncias podem ser realizadas via aplicativo Colab ou via telefone, através do número 0800 191944.
Os munícipes de Diadema podem realizar denúncias para a Secretaria de Meio Ambiente, pelos telefones 4059-7613 e 4059-7600 (segunda a sexta-feira, das 8h às 17h). Como maus-tratos e abandono são crimes, a Dicma (Delegacia do Meio Ambiente) também pode ser acionada.
Em São Bernardo, as denúncias de abandono e maus-tratos a animais são recebidas pela Dicma de São Bernardo, situada no Centro de Operações Integradas (COI), onde também são feitas as diligências sobre as ocorrências. Já os moradores de São Caetano podem entrar em contato através do CCZ (4233-7516), ou pela Dicma (4330-6007).
Singular protege abandonados
A ESPA (Equipe Singulariana de Proteção aos Animais), em parceria com o Colégio Singular, procura ajudar protetores de animais independentes, com auxílio jurídico e arrecadação de itens para pets. O projeto, com atuação no ABC, também conscientiza alunos da instituição através de campanhas e palestras, para evitar abandonos e maus-tratos.
Para Sandra Lara, coordenadora pedagógica do projeto, consideram-se maus-tratos manter o animal em espaço reduzido e/ou acorrentado, dar alimentação não-adequada, deixar o animal solto sem supervisão, não vacinar com frequência e abandono. Para conscientizar as famílias, a ESPA evidencia sobre a responsabilidade de ter um animal, com assuntos como: higiene, alimentação, vacinação e cuidados veterinários. “Procuramos incentivar as crianças de forma que elas levem esse conhecimento para a família, para a prevenção do abandono e dos maus-tratos. Acredito que o melhor caminho seja a educação”, explica a coordenadora.
Durante o mês de maio, as unidades do Colégio Singular que têm ensino médio realizam o Desafio Singular, com objetivo de conseguir doações de ração. Os animais que vão para adoção são entregues já castrados e vacinados, com um termo de adoção que serve para o interessado repensar se possui condições necessárias para adoção, como espaço (para animais de porte grande), telas de proteção (para gatos) e financeiro para proporcionar cuidados veterinários e alimentação de qualidade.
A respeito das ações de defesa animal desenvolvidas pelo poder público, faz reflexão. “As prefeituras até contribuem, mas não dão conta da quantidade de denúncias que nós recebemos […] Precisamos conscientizar cada vez mais a população, para que não enxuguemos gelo”, enfatiza.
Para realizar denúncias, é possível entrar em contato com a ESPA através do site do Colégio Singular, em “Fale com a ESPA” (portal.singular.com.br/visitante/espa/#fale-com-a-espa).
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: Cidades