
Publicado em 13/04/2022 - 13:08 / Clipado em 13/04/2022 - 13:08
Festa Mística de São Caetano tem saldo positivo, agrada expositores e público
Cerca de 2.000 pessoas circularam pelo local nos dois dias de atividades, doando aproximadamente 140 kg de alimentos
Momentos e atrações da Festa Mística 2022. Crédito: Regina Maria/Secult PMSCS
Nos últimos sábado e domingo (9 e 10/04), a Festa Mística de São Caetano do Sul fez uma imersão por culturas e valores ancestrais, com música étnica e apresentações de dança, palestras temáticas e muitos produtos e serviços esotéricos, na Estação Cultura, que fica no piso superior do terminal rodoviário, no Centro. A atividade é uma realização da Prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Cultura (Secult).
De acordo com o secretário de Cultura, Erike Busoni, o sucesso da Festa Mística de 2021 motivou a realização de duas edições em 2022 - a próxima será em outubro: “A Festa Mística de São Caetano já é um sucesso. Houve aumento na procura, tanto de expositores e de outros profissionais do ramo quanto do público. Ainda é um projeto piloto, por isso é realizado na Estação Cultura, por ser de fácil acesso para os visitantes e ponto de encontro de múltiplas manifestações artísticas da cidade. Além disso, por meio dos eventos temáticos, convidamos as pessoas a conhecer o equipamento cultural”.
Participaram 28 expositores, entre comerciantes de produtos místicos, terapeutas naturais e holísticos, oraculistas e mais de uma dezena de convidados, entre dançarinas, grupos de dança e palestrantes. Cerca de 2.000 pessoas circularam pelo local nos dois dias de atividades, doando aproximadamente 140 kg de alimentos, destinados ao Fundo Social de Solidariedade do município. A arrecadação pela cessão do uso do espaço, revertida para o Fundo Municipal de Cultura, foi 47% maior se comparada à edição do ano passado.
Fomento
Luciano Sallun é músico, pesquisador em instrumentos étnicos e orientais, e produtor musical. Apresentou-se ao sitar (instrumento musical indiano) encerrando as atividades da primeira Festa Mística do ano. Sallun foi contemplado no Edital da Secult, de premiação a atividades com recursos da Lei Aldir Blanc n. 14.017/2020, levando o projeto “Multiculturalidades” ao Espaço Verde Chico Mendes em fevereiro:
Autor: Redação / Fonte: Secult PMSCS
Veículo: Online -> Portal -> Portal ABC do ABC
Seção: Cultura