
Publicado em 13/04/2022 - 07:20 / Clipado em 13/04/2022 - 07:20
São Caetano vai contratar empresa para atendimento a morador de rua
Por George Garcia
Em reunião com representantes do Sipan (Sindicato da Indústria de Panificação) o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB) disse que a administração está em processo de contratação de uma empresa especializada em atender a população em situação de rua, serviço que hoje é realizado pela secretaria de Assistência e Inclusão Social. O objetivo é ter pessoal especializado em abordar e encaminhar os sem teto para o serviço social adequado. A prefeitura de São Caetano informou que o processo de licitação está em andamento.
“O morador em situação de rua é um problema de todas as grandes cidades, é um problema mundial, mas no Brasil por conta do agravamento da pobreza isso se exacerbou. Quando a gente fala em morador de rua tem algumas situações diferentes: primeiro tem o morador que de fato não tem renda para ter um teto; tem o doente psiquiátrico que foi largado pela família e está morando na rua; tem os dependentes químicos que surgem nas cracolândias e vão andando por aí, migrando de uma cidade para outra; nós temos aqueles que são os verdadeiros andarilhos que hora estão aqui, hora estão ali; e temos aqueles que moram em comunidade e pedem na rua, nisso a gente tem trabalhado muito usando assistentes sociais e agora estamos contratando um empresa, que já está em algumas cidades do Estado e que é especializada na abordagem do morador de rua”, disse o prefeito aos empresários do setor de panificação.
De acordo com o prefeito a empresa especializada teria o know how de atenção a esse público e a prefeitura teria assim melhores resultados no acolhimento e tratamento. “Especializada no sentido de tirá-lo, de ofertar alguma coisa para ele, sabe para onde levar o dependente químico, para onde levar o que está doente, para outro pode dar passagem de ônibus para voltar para a terra dele, para, em fim, não solucionar o problema, mas amenizar, pelo menos tirar um pouco destes que estão aí”, disse o prefeito.
Auricchio disse ainda que, assim que a empresa for contratada, a prioridade vai ser abordar aqueles que se instalaram junto aos comércios. “Assim que assinar o contrato eu e o secretário de Assistência Social, vamos falar; olha tem uma prioridade aí na porta dos estabelecimentos comerciais de cunho de alimentação”, concluiu o prefeito.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: Cidades