Clipclap

Aguarde ...

Site Repórter Diário

Publicado em 13/04/2022 - 07:40 / Clipado em 13/04/2022 - 07:40

Faculdade de Medicina ABC pede garantia de atuação na saúde pública



Por Amanda Sakumoto


Após o resultado da licitação que acabou com a saída da Fundação do ABC (FUABC) e a entrada da SPDM na prestação de serviços nas unidades de urgência e emergência de Santo André, a comunidade acadêmica do Centro Universitário da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) elaborou manifesto para expor preocupações referentes à situação da formação de profissionais e ao atendimento em saúde na região do ABC. O documento foi apresentado ao prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior, nesta segunda-feira (11/4).

Após a entrega do documento à Prefeitura de São Caetano, a FMABC já está com agenda para esta quarta-feira (13/4) com o prefeito de São Bernardo, Orlando Morando, e aguarda data de encontro com o prefeito de Santo André, Paulo Serra. “A ideia é também levar aos presidentes das câmaras de vereadores das três cidades, para termos o maior número de apoiadores possível”, afirma Simone Helzer, vice-coordenadora do curso de medicina da FMABC.

A faculdade luta desde março para que Santo André inclua no contrato com a nova empresa, a SPDM, que fará a gerência da rede de urgência e emergência da cidade, a atuação dos alunos e docentes da faculdade nas unidades de saúde da cidade. “Queremos uma garantia dos locais que iremos atuar na prática. Não buscamos exclusividade. Utilizamos unidades também em São Bernardo e São Caetano e gostaríamos que isso fosse mantido”, defende Simone. “Também temos a preocupação se essas mudanças podem ir para outros setores da saúde, como a atenção básica, por exemplo”, explica.

Com 50 anos de atuação nas redes municipais de saúde das três cidades (Santo André, São Bernardo e São Caetano), a FMABC promove a formação de profissionais com olhar focado às necessidades da saúde da região. “Somente em medicina, temos 700 alunos e 200 professores distribuídos nos mais diversos serviços dessas cidades, sem contar os outros cursos oferecidos na instituição. Por isso, buscamos essa garantia, pois seria uma perda de locais de estágios e onde colocaremos estes alunos?”, indaga Simone ao reforçar que a atuação destes estudantes em serviços da região promove o vínculo com as cidades e que grande parte dos profissionais que atuam na saúde da região são ex-alunos da instituição.

O documento tem apoio integral de docentes, alunos, funcionários e colaboradores, preocupados em assegurar o direito de continuar como referência principal para assistência, ensino, pesquisa e extensão em saúde no ABC, por meio da manutenção do Centro Universitário FMABC à frente dessas operações.



https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3087541/faculdade-de-medicina-abc-pede-garantia-de-atuacao-na-saude-publica/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário

Seção: Saúde