Clipclap

Aguarde ...

 Site ABC Repórter - Grande ABC/SP

Publicado em 07/04/2022 - 07:19 / Clipado em 07/04/2022 - 07:19

ABC retoma programação presencial na celebração da Semana Santa




Amanda Sakumoto

Tradição religiosa cristã, a Semana Santa celebra a paixão, morte e ressurreição de Jesus Cristo, com início no domingo de Ramos, que neste ano será no dia 10/4, e encerra no domingo de Páscoa, dia 17. Após dois anos com atividades presenciais suspensas, comunidades religiosas da região retomam a programação presencial e se preparam para receber os fiéis.

Para celebrar a Semana, a Diocese de Santo André promove missas e procissões ministradas pelo bispo diocesano Dom Pedro Carlos Cipollini, realizadas em paróquias da região, a partir do dia 10 abril, próximo domingo, também com transmissão pela página da Diocese no Facebook. Para acompanhar presencialmente, os fiéis precisam usar máscaras de proteção dentro das igrejas.

No domingo de Ramos, Cipollini ministra missa na Catedral do Carmo, a partir das 15h. Na quinta-feira (14/4), serão duas missas, uma às 9h, na Paróquia Santo André (Matriz Rosa) e às 19h, na Catedral do Carmo. Na Sexta-feira Santa, a Catedral recebe vigília, a partir das 8h, e procissão às 18h. No mesmo dia, a Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Santa Luzia, em Ribeirão Pires, recebe o bispo diocesano para celebração de missa, a partir das 15h. 

Cipollini realiza mais duas missas na Catedral do Carmo, em Santo André, no sábado Santo (16/4), a partir das 19h, e no domingo de Páscoa (17/4), a partir das 7h.


Dois anos online

O padre Marcos Vinicius Wanderlei da Silva, coordenador de comunicação da Diocese, comemora o retorno presencial das celebrações. “Após dois anos, o povo está feliz em poder celebrar a sua fé. Celebrar a Semana Santa, sem a participação de fiéis, foi algo triste para mim e para os demais padres, pois nossos ministérios existem em favor do povo de Deus e para servi-lo”, conta.

Padre Marcos relembra as celebrações de 2020 e 2021, quando as paróquias se reinventaram e passaram a fazer transmissões online, por conta da pandemia. “Certamente que o online não é a mesma coisa, mas era o possível, e com muito amor nos dedicamos a nossos paroquianos. De um lado o povo sedento pelas celebrações e do outro, nós padres, rogavam pelo povo e sentia falta deles conosco. Mas em tudo isso Deus nos auxiliou, fortaleceu e conduziu” conta.


Nas paróquias

Na região, todas as 106 paróquias e mais de 200 capelas, que fazem parte da Diocese, já divulgam nas redes sociais as programações da Semana Santa. Entre elas está a celebração do domingo de Ramos (17/4), a partir das 8h, na Paróquia Santa Joana D’Arc (rua Francisco Inácio, 92), em Santo André. Na mesma cidade, a Paróquia São Judas Tadeu (rua Vitória Régia, 933) realiza procissão, nos dias 11, 12 e 15/4, às 21h, 19h30 e 18h, respectivamente.

Sobre a importância da Semana Santa para as igrejas, padre Marcos reforça que é um momento de reflexão para a comunidade católica. “Essa celebração promove memória de um Deus que assumiu nossa humanidade e deu a sua vida no madeiro da cruz, de onde brota o amor mais belo e pleno, de uma entrega total e sem reservas”, explica. “Neste período complexo em que vivemos, estas celebrações certamente trazem alento ao coração de todos, fortalecem a fé e a esperança de que após a cruz vem a glória, que dias melhores virão”, finaliza.


Celebrações evangélicas

Ribeirão Pires realiza a tradicional encenação da Paixão de Cristo, na Sexta-feira Santa (Foto PMETRP)

A Semana Santa também faz parte das celebrações nas igrejas evangélicas. Em Ribeirão Pires, as igrejas evangélicas, em parceria com o Conselho de Pastores cidade e apoio da Prefeitura, promovem a 16ª edição da Paixão de Cristo, na Sexta-feira Santa (15/4).

A celebração será a partir das 18h, na Tenda Multicultural do Complexo Ayrton Senna (avenida Prefeito Valdírio Prisco, 193 – Jardim Itacolomy). A programação gratuita conta com apresentação da Cia de Teatro Jeová Nisso e show do Coral Kemuel.

Em Mauá, o Conselho de Pastores da cidade, em parceria com a Rede de Pastores, promove Cantata de Páscoa na Comunidade Cristã Shalom Adonai, neste sábado (9/4), a partir das 19h30, na rua Rio Branco, 55, região central.

A atividade faz parte da retomada das celebrações religiosas, com importante simbologia aos fiéis. “A Páscoa para nós cristãos simboliza a libertação do povo, que sai da escravidão do Egito e atravessa o Mar Vermelho, com muitos milagres. Para nós significa a libertação do mundo, através de Cristo, uma nova vida de plenitude, por causa do sacrifício dele. Celebra nossa libertação, nossa redenção e o nosso Salvador”, afirma o pastor Michel Adan Vicentin, presidente do Conselho, em Mauá.


https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3085009/abc-retoma-programacao-presencial-na-celebracao-da-semana-santa/

Veículo: Online -> Site -> Site ABC Repórter - Grande ABC/SP

Seção: Cidades Caderno: c