Clipclap

Aguarde ...

 Site Repórter Diário - Santo André/SP

Publicado em 04/04/2022 - 19:00 / Clipado em 04/04/2022 - 19:00

ABC segue com campanha contra gripe; mais de 17 mil foram imunizados



Amanda Sakumoto


A Campanha Nacional de Vacinação contra Gripe iniciou oficialmente nesta segunda-feira (4/4), voltada a idosos a partir de 60 anos e trabalhadores da saúde. No ABC, a imunização contra influenza já está disponível em todas as cidades. Mauá, Diadema, São Caetano e São Bernardo se anteciparam e iniciaram a imunização dos idosos, na semana passada. Até o momento, cerca de 17,3 mil moradores estão vacinados contra a gripe.

A imunização é importante para prevenir o surgimento de complicações decorrentes da gripe, óbitos e consequências nos serviços de saúde. É um estratégia para minimizar a carga do vírus e reduzir os sintomas, que também podem ser confundidos com os da covid-19.

Em Mauá, a aplicação das doses está disponível nas 23 unidades básicas de saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. As unidades Flórida, Magini e Zaíra 2 aplicam doses das 9h às 20h. A vacinação é feita por livre demanda, sem necessidade de agendamento e os idosos devem apresentar o RG no momento da vacinação. A estimativa é que cerca de 60,4 mil idosos e trabalhadores da saúde sejam imunizados.

Em Diadema, até 1º de abril, foram imunizadas 3.728 pessoas contra a gripe. A expectativa é vacinar cerca de 51,6 acima de 60 anos e mais de 10 mil trabalhadores da saúde. A campanha está nas 20 unidades básicas de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h. Quatro delas,  Centro, Serraria, Paineiras e Promissão, funcionam até as 18h.  Os endereços estão no site da Prefeitura. Precisa levar caderneta de vacinação e documentos pessoais e o trabalhador da saúde deve comprovar vínculo de trabalho.


São Caetano

Em São Caetano, a vacinação contra gripe está no drive-thru da garagem municipal (avenida Presidente Kennedy, 2.100, bairro Olímpico) e em 12 postos de saúde, mediante prévio agendamento pelo site da Prefeitura. No dia da aplicação, os idosos devem apresentar documento com foto, protocolo de agendamento, comprovante de residência e carteirinha de vacinação. Já os profissionais da saúde devem comparecer com comprovante do conselho de classe ativo, contrato, carteira de trabalho ou crachá. Dos mais de 31 mil idosos e 11,5 mil trabalhadores da saúde, já foram imunizados 4 mil.

São Bernardo imuniza, além dos idosos com mais de 60 anos e trabalhadores da saúde, a população indígena. A aplicação das doses não necessita de agendamento e é realizada nas 33 unidades de saúde. Vinte deles atuam das 7h às 22h, com vacinação das 8h às 21h – Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini e Taboão. As demais unidades funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com vacinação das 8h às 18h.

A cidade já imunizou mais de 2,5 mil moradores contra a gripe, o que corresponde 14% dos grupos prioritários, composto por 308,4 mil pessoas.


Ribeirão Pires

Ribeirão Pires deu início à vacinação, nesta segunda-feira (4/4). A expectativa é imunizar mais de 12,5 mil idosos e cerca de 3,6 mil trabalhadores da saúde, de segunda à sexta-feira, das 8h às 16h, em todas as unidades de saúde, e aos sábados, apenas na UBS Centro, no mesmo horário.

Em Rio Grande da Serra, a campanha está disponível nas oito unidades de saúde da cidade, das 9h às 16h, sem agendamento. Basta levar carteira de vacinação branca dos anos anteriores.

Santo André não enviou informações.


https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3084013/abc-segue-com-campanha-contra-gripe-mais-de-17-mil-foram-imunizados/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP

Seção: Saúde