
Publicado em 01/04/2022 - 08:02 / Clipado em 01/04/2022 - 08:02
Mutirões das prefeituras tentam responder demanda por consultas eletivas
Amanda Sakumoto
Uma das medidas de enfrentamento da covid-19 foi a suspensão de procedimentos e consultas eletivas. Com a retomada dos atendimentos e a demanda represada, cidades do ABC apostam em mutirões de consultas e procedimentos, em diferentes especialidades, para atender a demanda. Santo André realiza, neste sábado (2/4), das 8h às 20h, a segunda edição do programa Saúde Fila Zero, em 32 unidades de saúde. Serão realizados 4,5 mil procedimentos entre consultas e exames. A iniciativa visa reduzir a fila para marcação de consultas com clínico geral, ginecologista e exames de eletrocardiograma e papanicolau.
Na primeira ação, promovida sábado (26/3), foram realizados 2,1 mil procedimentos e 1,5 mil atendimentos em ortopedia, 500 em dermatologia, 100 pequenas cirurgias, além de uma cirurgia bariátrica (paciente já acompanhado e preparado pelo Núcleo de Obesidade há dois anos).
São Caetano registrou um aumento de 250% na procura por consultas eletivas em 2021, com relação a 2019, período anterior à pandemia. A rede municipal de saúde da cidade oferece atendimento em 20 especialidades médicas, como ortopedia, neurologia, oftalmologia, urologia, cardiologia, dermatologia e reumatologia (especialidades mais procuradas), entre outros, além de procedimentos cirúrgicos e atendimento odontológico.
Em nota, a Prefeitura informa que segue as diretrizes do SUS e estabelece o acesso a consultas especializadas com base na prioridade clínica, o que garante que pacientes com maior risco e prioridade acessem primeiro as consultas e exames especializados. Desta forma, o tempo de espera de acesso à consulta especializada depende da prioridade clínica de cada caso, segue a nota e reforça que já realizou mutirões neste ano e planeja a realização de novas ações.
Em março, São Caetano, em parceria com a disciplina de Mastologia do Centro Universitário da FMABC (Faculdade de Medicina do ABC), deu sequência ao mutirão de cirurgias contra o câncer de mama, e realizou 10 procedimentos no Centro Cirúrgico do Hospital Municipal Maria Braido, para atender a demanda crescente de casos, em função da falta de acompanhamento de rotina durante a pandemia.
São Bernardo
Em nota, São Bernardo informa que o atendimento mensal nas áreas de especialidades está compatível com 2019, antes da pandemia, com média de oferta de 1,2 milhão de procedimentos realizados na rede municipal, por mês. A cidade não informa se há fila de espera atualmente, se há necessidade ou se planeja a realizações de mutirões. São 19 especialidades médicas disponíveis na rede municipal de saúde, sendo dermatologia, ortopedia e endocrinologia, as mais procuradas, além de procedimentos cirúrgicos e atendimento odontológico.
Ribeirão Pires informa que ainda não vê necessidade de realização de mutirões. Atualmente, oferece as especialidades dermatologia, ortopedia e endocrinologia, nas unidades de saúde, bem como atendimento odontológico no Centro Odontológico, na região central. O maior tempo de espera dos agendamento está na pediatria, em média o paciente aguarda 30 dias para a consulta eletiva. A menor espera está para as pacientes da ginecologia que aguardam, em média, 15 dias para a consulta.
Até o fechamento desta matéria, Diadema, Mauá e Rio Grande da Serra não enviaram informações.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Saúde