Clipclap

Aguarde ...

 Site Repórter Diário - Santo André/SP

Publicado em 29/03/2022 - 15:22 / Clipado em 29/03/2022 - 15:22

Pilar de retomada, Almoço na Escola é reiniciado em São Caetano



Carlos Carvalho



São Caetano conta com 22 mil alunos na rede pública municipal, 12 mil serão beneficiados com retomada do programa (Foto: Reprodução)


A Prefeitura de São Caetano retomou nessa terça-feira (29/03) o programa Almoço na Escola, que visa oferecer refeições para 12 mil alunos que estudam nos horários da manhã e da tarde nas escolas de meio período. O prefeito José Auricchio Júnior (PSDB) e a secretária de Educação, Minéa Fratelli, acompanharam a ação na EMEF Ângelo Raphael Pellegrino, no bairro Mauá. Ambos também falaram sobre as aulas de reforço que serão ministradas neste período de retomada escolar.

O programa de alimentação nas escolas foi instituído em 2019, mas entre 2020 e 2021 foi suspenso por causa da pandemia do Covid-19 que impediu os alunos de acessar presencialmente os equipamentos da Educação. Com a vacinação avançada e a volta dos estudantes para as salas, a ação foi colocada como um dos pilares da retomada.

“Esse é um programa que funcionou muito bem em um passado recente, acabou parado por causa da pandemia e nós temos uma expectativa muito positiva. Falando com os alunos, falando com a direção das escolas, falando com a Associação de Pais e Metres a expectativa não era apenas positiva, mas o ambiente era muito feliz”, disse Auricchio.

Os alunos que estudam no período da manhã almoçam antes do retorno para casa e aqueles que estudam a tarde podem almoçar antes de seguir para a salas de aula. O programa só não atinge as escolas de ensino integral, pois elas já contam com os horários de alimentação.


Pilares

A retomada na Educação em São Caetano foi dividida em quatro pilares. Além da alimentação, a retomada da entrega de uniformes e o pagamento para o kit material escolar seguem no planejamento. Sobre os materiais, a Prefeitura reforçou que ainda falta repassar valores para os pais que não atualizaram o cadastro junto às escolas. Sobre o pagamento de uma bolsa, a expectativa é que o programa seja definido em maio.


Reforço

Outro pilar é o reforço escolar em consequência do déficit apresentado por alunos após o período de aulas online. “O que nos chama mais a atenção é que as turmas do Ensino Fundamental II (do 6º ao 9º ano) vão precisar de muita ajuda em língua portuguesa e matemática, e esse é um investimento específico, principalmente para o 9º ano em que os alunos estão saindo das nossas escolas nesse ano. E as turmas de alfabetização que nós vamos ampliar esse reforço não só na sala de aula, principalmente no Ensino Fundamental I (do 1º ao 5º ano)”, explicou a secretária de Educação.


https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3081192/pilar-de-retomada-almoco-na-escola-e-reiniciado-em-sao-caetano/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP

Seção: Educação