Clipclap

Aguarde ...

 Site Repórter Diário - Santo André/SP

Publicado em 25/03/2022 - 18:51 / Clipado em 25/03/2022 - 18:51

Alunos da FMABC protestam após derrota da FUABC em licitação de Santo André



Carlos Carvalho


Alunos da Faculdade de Medicina do ABC (FMABC) protestaram nessa sexta-feira (25/03) contra o resultado da licitação que acabou com a saída da Fundação do ABC (FUABC) e a entrada da SPDM na prestação de serviços nas unidades de urgência e emergência de Santo André. Os futuros médicos pedem a manutenção dos estágios, algo que ocorre há 50 anos. Prefeitura afirma que o processo seguirá em outros equipamentos públicos.

A manifestação foi convocada após os alunos terem acesso a um vídeo do vereador andreense Pedro Awada (Patriota) criticando o resultado do Chamamento Público 01/2021. O discurso foi feito na sessão da última terça-feira (22/03), dois dias antes do fim do prazo para que a comissão da licitação avaliasse um recurso da FUABC sobre o caso. A tentativa da Organização Social de Saúde (OSS) de reverter a situação foi negada.

Em frente ao Campus, o grupo reivindicou a permanência dos estágios. “Estamos reivindicando o espaço que está sendo vendido. Somos contra o comércio da Saúde e da Educação que está sendo feito há anos no município de Santo André. Trabalhamos há 50 anos, nos doamos há 50 anos e exigimos reconhecimento pela nossa devoção. Não aceitamos esmolas, não seremos submissos, pois sempre fizemos um trabalho excepcional. Não sairemos do Centro Hospitalar, não sairemos do Pronto Atendimento, seguiremos como linha de frente na saúde de Santo André”, iniciou o manifesto.

“Exigimos do município compromisso e organização. Estamos cansados de assistir política de baixo nível e omissão, enquanto dia após dia a Saúde escapa de nossas mãos. Os avisos não são de hoje, os avisos não são de ontem e não é necessário prever o futuro para saber o que vai acontecer. Estamos extremamente cansados de perder a cada dia mais e de ver todos os dias a nossa tradição sendo vendida. Exigimos respostas, exigimos responsabilidade. Nós não vamos parar até garantirmos prioridade do espaço que conquistamos em 50 anos de tradição. Nós não vamos parar de lutar pela Faculdade”, concluíram os alunos.

Fernando Camelo Batista, integrante do Diretório Acadêmico Nylceo Marques de Castro, afirmou que após a busca das informações houve um entendimento pela necessidade de protestos e outras ações. “Queremos mostrar o nosso descontentamento, porque o que queremos é seguir passando no campus de estágio, o que queremos é simplesmente isso, queremos a garantia que independente de administração, seja Fundação, seja SPDM, o que queremos é que a FMABC seja priorizada, pois estamos há 50 anos fornecendo apoio, infraestrutura, tradição e o histórico de estarmos aqui”, explicou.


Demais envolvidos

A reportagem entrou em contato com a Fundação do ABC que informou ter tomado conhecimento da negativa sobre seu recurso e que “diante da publicação oficial, a FUABC está reunindo suas equipes técnicas e as do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC para definir os próximos passos e as próximas medidas que serão adotadas”.

A Prefeitura de Santo André esclareceu que a licitação ocorreu devido a obrigatoriedade legal que segundo os critérios de pontuação apontaram o número de pontos maior da SPDM em comparação a Fundação do ABC. Sobre a negativa do recurso, o motivo foi a falta de fatos novos sobre a decisão que acabou homologada.

Questionada sobre o estágio dos alunos, o Poder Executivo andreense afirma que “a Faculdade de Medicina possui campo de estágio em diversos outros serviços da rede pública municipal de saúde. A relação com a FMABC não será alterada com o referido processo de contratação”.


Histórico

A relação entre a Prefeitura de Santo André e a Fundação do ABC ganhou tons tensos nos últimos meses, principalmente após a não aceitação do nome do vereador Almir Cicote (Avante) para ser diretor da Central de Convênios, fato que contou com um processo do Ministério Público em março do ano passado.

Na sequência, as câmaras de São Bernardo e São Caetano aprovaram um processo que proibia um município devedor de indicar o nome para presidente da FUABC. Santo André também aprovou o mesmo projeto, mas com um adendo, de que o prefeito da cidade também não poderia ter um processo de investigação contra si, uma clara resposta ao prefeito são-bernardense Orlando Morando (PSDB).

O estresse só passou após o aceite pelo nome de Regina Maura como nova presidente da Fundação, fato que ocorreu coincidentemente após as prévias do PSDB que dividiram os tucanos da região.


https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3079847/alunos-da-fmabc-protestam-apos-derrota-da-fuabc-em-licitacao-de-santo-andre/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP

Seção: Cidades