Clipclap

Aguarde ...

 Site Repórter Diário - Santo André/SP

Publicado em 22/03/2022 - 16:35 / Clipado em 22/03/2022 - 16:35

Disputa no PSDB não influencia o Consórcio, afirma novo secretário executivo



Por Carlos Carvalho


A partir da próxima quinta-feira (24/03) Orlando Faria assumirá o comando da Secretaria Executiva do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. Ex-secretário na Capital e ex-integrante a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos), Faria chega na entidade regional na busca de resolver as rusgas internas e evitar ruídos partidários. Ao RDtv desta terça-feira (22/03), o gestor público considera que seu posicionamento nas prévias do PSDB não vai atrapalhar o seu novo trabalho.

“Eu acho que não terá nenhum tipo de interferência dessa disputa interna do PSDB com a atuação no Consórcio ou a atuação com os prefeitos. Imagino que o prefeito (de Santo André) Paulinho (Serra, PSDB), presidente do Consórcio, tenha me convidado não apenas por essa questão política. Eu sou mestre em gestão de políticas públicas, em alguns momentos eu cheguei a defender que a tendência da gestão pública como Consórcio é algo que deveria ser mais explorado no País, porque facilita muitas coisas. Tenho certeza de que o convite do Paulinho veio pela minha experiência de governo e um pouco de trabalho que já tive na parte acadêmica de gestão pública”, explicou.

Assim como Serra, Faria apoiou a pré-candidatura do governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, nas prévias tucanas para presidente, que acabaram vencidas pelo governador de São Paulo, João Doria. O chefe do Palácio dos Bandeirantes recebeu o apoio na região dos demais prefeitos do PSDB: Claudinho da Geladeira, de Rio Grande da Serra; José Auricchio Júnior, de São Caetano; e Orlando Morando, de São Bernardo.

Desde o período das eleições internas no tucanato houve uma cisão entre Serra e Morando, inclusive nas últimas reuniões do Consórcio ABC o são-bernardense não participou e nem sequer mandou representantes, mesmo nos encontros virtuais que decidiram sobre a flexibilização do uso de máscaras em todos os ambientes.

Tal situação gerou uma mudança no comportamento do Consórcio ABC. Anteriormente se evitava falar abertamente sobre os municípios inadimplentes, e quando o assunto era colocado na mesa, na sequência aparecia um plano para parcelar a dívida. Nos últimos dias, em suas notas, a dívida de São Bernardo foi evidenciada ao falar sobre a não participação de representantes da cidade nas assembleias.

Orlando Faria quer conversar com todos os prefeitos para evitar que tais divergências possam pontuar novas atitudes de desunião futura na entidade regional. “Eu passei por duas vezes pela Casa Civil da Prefeitura de São Paulo, é uma secretaria de articulação, de conversa e de construção de um entendimento comum, mas também não há nada de errado quando existem divergências, pois essas divergências são comuns, elas devem ser justificadas e eventualmente ser votadas. Mas não vejo que todas as decisões precisam ser unanimes. A primeira coisa que vou fazer é falar com os prefeitos, que são os representantes legais do povo, do Consórcio, sentir o que tem divergência e convergência, isso é fundamental”.

Sobre obras e demais demandas conversadas com o Governo do Estado e o Governo Federal a partir do Consórcio ABC, Faria afirmou que ainda estuda cada um dos processos e que conversará com os mandatários dos sete municípios assim que assumir oficialmente seu cargo.


https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3078040/disputa-no-psdb-nao-influencia-o-consorcio-afirma-novo-secretario-executivo/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP

Seção: Política