Clipclap

Aguarde ...

 Site Repórter Diário - Santo André/SP

Publicado em 22/03/2022 - 07:30 / Clipado em 22/03/2022 - 07:30

Internações por covid-19 seguem em queda no ABC



Por Amanda Sakumoto


As cidades da região continuam a registrar queda no número de internações por covid-19. Levantamento feito pelo RD, entre as prefeituras do ABC, mostra que 41 pacientes estão internados em leitos de UTI e enfermaria na região. Em Santo André, nesta segunda-feira (21/3), há 13 pacientes em leitos de UTI na rede pública de saúde e 8 pacientes em UTI da rede particular.

A cidade registrou, na primeira quinzena de março, uma queda de 65% no número de internações em leitos de UTI, comparado ao mesmo período de fevereiro, em que a cidade tinha um total de 60 pacientes nas unidades de tratamento intensivo. Já nas internações em leitos de enfermaria, houve uma queda de 73,5%.

São Bernardo está com 8 pacientes internados na rede pública de saúde (7 na UTI e 1 em enfermaria, nenhuma criança), nesta segunda-feira. Nos primeiros quinze dias de março, a cidade estava com 17 pacientes em leitos de UTI e 15 em leitos de enfermaria. Comparado ao mesmo período de fevereiro, houve uma queda de quase 61% no volume de internações nas unidades de terapia intensiva e de 85% em enfermarias.

A queda no número de pacientes internados também segue em Diadema. Atualmente, a cidade conta com 8 pacientes internados por covid-19, sendo 6 em UTI e 2 em enfermaria. No dia 21 de fevereiro, a cidade contava com 11 pacientes em tratamento na UTI e 10 em enfermaria.

Para Cristina Vidal, gestora do curso de Farmácia da USCS (Universidade de São Caetano), a queda das internações se deve ao avanço da vacinação. “Uma vez que cerca de 80% da população está vacinada, as pessoas que são infectadas, estando imunizadas, apresentam sintomas leves e diminui muito a gravidade da doença. Não havendo nenhuma nova variante mais agressiva, o quadro tende a ficar como o atual cenário”, explica.


São Caetano

Em São Caetano, nesta segunda-feira, apenas dois pacientes estão em tratamento contra o coronavírus em leitos de UTI da rede municipal de saúde. Na rede particular da cidade, há seis pacientes na UTI e sete em enfermaria.

Atualmente, Mauá conta com um paciente na unidade de tratamento intensivo e um em enfermaria. Na primeira quinzena de março, a cidade registrou 5 pacientes em UTI e 7 em enfermaria, uma queda de 75% e 79,5% nos números de pacientes internados em UTI e enfermaria, respectivamente, em comparação ao mesmo período de fevereiro.

Ribeirão Pires não registrou internações de casos de covid-19 na rede municipal de saúde, no mês de março. A rede particular, atualmente, está com 6 pacientes internados. Em fevereiro deste ano, a cidade contabilizou 71 pacientes internados na rede pública e 79 em hospital particular. Rio Grande da Serra não possui leitos exclusivos para covid-19.

Para que os números sigam em queda, Cristina Vidal recomenda manter as ações de proteção em locais fechados e não arejados. “Manter máscaras em locais aglomerados (transporte público e locais de saúde) é importante. Lembre-se que as farmácias são serviços de saúde, geralmente a pessoa vai ao local buscar remédios, pois está doente. Esse é um dos locais em que se deve manter o uso de máscaras de proteção”, explica.


https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3077584/internacoes-por-covid-19-seguem-em-queda-no-abc/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP

Seção: Saúde