Clipclap

Aguarde ...

 Portal G1

Publicado em 18/03/2022 - 18:02 / Clipado em 18/03/2022 - 18:02

Cidades do ABC, na Grande SP, seguem governo do estado e decretam fim da obrigatoriedade das máscaras; veja lista



Por g1 SP e TV Globo


Uso do item de proteção seguirá necessário em meios de transporte e em serviços de saúde, como hospitais e consultórios. São Bernardo do Campo manteve uso obrigatório em escolas.


Mulher segura máscara nas mãos após liberação do uso obrigatório — Foto: Aloisio Mauricio/Estadão Conteúdo

Mulher segura máscara nas mãos após liberação do uso obrigatório — Foto: Aloisio Mauricio/Estadão Conteúdo


As cidades de Santo André, São Caetano do Sul, Diadema, Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra, na Grande São Paulo, anunciaram nesta sexta-feira (18) que vão seguir o decreto do governo estadual e encerrar a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais fechados. O anúncio foi feito por meio de uma nota do Consórcio Intermunicipal Grande ABC.

Em nota separada, uma das maiores cidades da região, São Bernardo do Campo, também anunciou a liberação do uso de máscara na maioria dos ambientes. Mas, ao contrário do que prevê o decreto estadual, a cidade determinou que a máscara siga obrigatória em escolas municipais, estaduais e privadas. Além disso, funcionários de estabelecimentos de consumo imediato de alimentos e bebidas também devem continuar fazendo uso das máscaras no município.

Nesta quinta-feira (17), o governador João Doria(PSDB) assinou o decreto sobre o fim da obrigatoriedade.


Veja as cidades que seguiram o decreto estadual na Grande SP:

Barueri
Caieiras
Cajamar
Diadema
Francisco Morato
Franco Da Rocha
Guarulhos
Itapecerica Da Serra
Mairiporã
Mauá
Osasco
Pirapora Do Bom Jesus
Ribeirão Pires
Rio Grande da Serra
Salesópolis
Santo André
São Caetano do Sul
São Paulo
Taboão Da Serra
Itapevi

O uso de máscaras seguirá obrigatório apenas em locais destinados à prestação de serviços de saúde e no transporte público. A máscara torna-se opcional para os outros ambientes como escolas e comércio. Na capital paulista, o uso ainda é obrigatório em táxis, carros de aplicativo e ônibus rodoviário. Além disso, segundo normas da Anvisa, a proteção ainda é necessária em aeroportos e aviões.


Anúncio de liberação

Em nota divulgada à imprensa, o governador afirmou que tomou a decisão após orientação do comitê científico.

“Recebi hoje à tarde uma nota técnica do Comitê Científico que demonstra uma melhora consistente na situação epidemiológica no Estado. Por isso decidi, com respaldo desses cientistas e médicos, abolir imediatamente a obrigatoriedade do uso de máscara em todos os ambientes, com exceção de unidades de saúde, hospitais e transporte público”, disse Doria.

A nota técnica do comitê afirma que, 14 dias após o carnaval, "constatou-se manutenção do padrão de melhora progressiva dos indicadores epidemiológicos, conforme observado durante as semanas que antecederam aludido feriado, indicando que a transmissão do Sars-Cov-2 no Estado de São Paulo segue em redução progressiva."

A obrigatoriedade do uso do item de proteção em locais abertos já havia sido extinta no dia 9 de março no estado.

Pelo menos 16 capitais brasileiras já deixaram de exigir (ou marcaram uma data para abandonar a exigência) o uso de máscaras em espaços abertos, segundo dados reunidos pelo g1 até a noite desta quarta-feira (16).

Dessas, seis também decidiram abolir a obrigatoriedade em ambientes fechados: São Paulo, Maceió, Florianópolis, Natal, Rio de Janeiro e Brasília. A primeira foi o Rio de Janeiro, em 7 de março.


Histórico


O governador João Doria retira máscara durante anúncio do fim da obrigatoriedade para o item de proteção em ambientes abertos.  — Foto: Reprodução/TV Globo

O governador João Doria retira máscara durante anúncio do fim da obrigatoriedade para o item de proteção em ambientes abertos. — Foto: Reprodução/TV Globo


Na semana passada, a gestão estadual havia afirmado que o uso da máscara ainda seria obrigatório nas escolas, mas que poderia retirar totalmente a obrigatoriedade nas próximas semanas, caso os indicadores da pandemia permanecessem em queda.

“Com o crescimento da vacinação de crianças de 5 a 11 anos, possivelmente em duas semanas o governo pode avaliar a liberação do uso completo de máscaras. Mas isso vai depender da consciência de cada pessoa. Se tudo continuar correndo bem, até o dia 23 de março, São Paulo pode anunciar a liberação completa do uso de máscaras em todos ambientes e em todas as circunstâncias”, disse.

A liberação das máscaras era estudada desde o final do ano passado pelo Comitê Científico que orienta a gestão de João Doria (PSDB).

Com a chegada e o avanço da variante ômicron, porém, o governo decidiu manter a regra, inicialmente prevista até o final de março. Desde a semana passada, porém, Doria já sinalizava com otimismo mudança na regra.


https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2022/03/18/cidades-do-abc-na-grande-sp-seguem-governo-do-estado-e-decretam-fim-da-obrigatoriedade-das-mascaras-veja-lista.ghtml

Veículo: Online -> Portal -> Portal G1

Seção: São Paulo