Clipclap

Aguarde ...

 Site Repórter Diário - Santo André/SP

Publicado em 18/03/2022 - 07:03 / Clipado em 18/03/2022 - 07:03

Sebrae aguarda reconhecimento de APL Tecnológico no ABC para próxima semana



Por Amanda Sakumoto


O programa de fomento de Arranjos Produtivos Locais Paulista, do Governo do Estado, tem como objetivo o desenvolvimento regional e a redução das desigualdades regionais por meio da descentralização do desenvolvimento produtivo, das cadeias paulistas, e do aumento do empreendedorismo e da competitividade das micro, pequenas e médias empresas. O ABC aguarda o reconhecimento da região dentro deste programa do Governo, como aponta Paulo Cereda, gerente regional do Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) na região, em entrevista ao RDtv.




Gerente regional do Sebrae, Paulo Cereda, fala sobre expectativa da região em obter o reconhecimento de APL (Foto Reprodução)


O Processo de reconhecimento de APLs é feito por meio de abertura de edital aos interessados em obter reconhecimento pelo Governo do Estado. Neste processo, é necessário que os APLs preencham um formulário e enviem documentos comprobatórios para fins de análise. Segundo gerente, o ABC fez a lição de casa para ter o reconhecimento, conforme edital do APL de tecnologia da informação e comunicação. “A região tem mais de 10 mil empresas de base tecnológica. A vocação da região é a vanguarda da indústria”, explica Cereda. “Com o reconhecimento, o ABC poderá ter acesso a verbas para o desenvolvimento tecnológico da região e modernização. Se o Brasil procura um Vale do Silício, que seja aqui no ABC”, afirma.

Após o reconhecimento, o programa classifica os APLs por nível de maturidade, classificadas como aglomerado, em desenvolvimento, consolidado e maduro. Esta classificação será utilizada pelo Estado para promover ações específicas como forma de direcionar políticas públicas voltadas para as dificuldades inerentes a cada nível e incentiva o desenvolvimento. “Foram quatro anos de trabalho, com amplo apoio de várias empresas e empresários e toda governança da região. Temos, por exemplo, 110 startups mapeadas e todas prontas para que o Estado reconheça. O ABC é muito forte em tecnologia da informação, comunicação e inovação, além de empresas de base tecnológicas”, afirma Cereda, ao apontar que 72% dessas 10 mil empresas da região vendem para fora do ABC.


Microempreendedores

Durante entrevista, realizada nesta quinta-feira, o gerente regional do Sebrae-SP falou também sobre campanha destinada aos cerca de 200 mil MEIs (microempreendedor indiviual) que existem na região. “A ideia é chamar aqueles que já são MEI ou desejam abrir, que procurem orientação junto ao Sebrae, em toda cadeia de serviços como sala do empreendedor, site, entre outros”, explica Cereda. “A agenda será lançada já na próxima semana”, pontua.

Com a campanha, a instituição busca apoiar o crescimento dos microempreendedores locais. “Para empreender é preciso ter planejamento e busca de informação, para reduzir o risco de não ter sucesso no seu empreendimento e atuar de maneira competitiva no mercado. MEI é um assunto sério”, finaliza Cereda.



https://www.reporterdiario.com.br/noticia/3075984/sebrae-aguarda-reconhecimento-de-apl-tecnologico-no-abc-para-proxima-semana/

Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP

Seção: Economia