
Publicado em 18/03/2022 - 07:00 / Clipado em 18/03/2022 - 07:00
Região antecipa aplicação da 4ª dose em idosos; veja onde se vacinar
Por Redação
Mauá, Ribeirão Pires e Rio Grande da Serra ainda não definiram data para início da aplicação (Foto: Ricardo Cassin/PMSBC)
São Bernardo, Santo André, São Caetano e Diadema iniciaram a aplicação da 4ª dose da vacina contra a covid-19 em idosos com 80 anos ou mais, enquanto a imunização oficial começa no dia 21 de março no restante do Estado.
Diadema iniciou a aplicação na quarta-feira (16/03), São Caetano e São Bernardo darão início nesta sexta-feira (18/03), já Santo André começará no sábado (19/03). Ribeirão Pires, Mauá e Rio Grande da Serra aguardam documento técnico do Estado com orientações para começar a vacinar.
A aplicação da 4ª dose em idosos de 80 anos ou mais só deve ser feita naqueles que tenham tomado a 3ª dose há pelo menos 4 meses, conforme prevê o Plano Estadual de Imunização (PEI).
Onde se vacinar?
Em São Bernardo, pessoas de 90 anos ou mais serão vacinadas em domicílio e o público entre 80 e 89 anos poderá se dirigir a uma das 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) para imunização por demanda livre. É preciso apresentar documento de identificação e comprovante das doses anteriores. O funcionamento das salas de vacinação varia, sendo que 20 equipamentos atuam em horário estendido, das 7h às 22h (Planalto, Parque São Bernardo, Farina, Ferrazópolis, Nazareth, Vila Marchi, Orquídeas, União, Represa, Vila Rosa, Vila Euclides, Demarchi, Leblon, São Pedro, Silvina, Alves Dias, Ipê, Alvarenga, Batistini, Taboão).
Nestes locais, a vacinação acontece das 8h às 21h. As demais unidades funcionam das 7h às 19h, de segunda a sexta-feira, com encerramento da vacinação às 18h. No município são cerca de 2 mil idosos com 90 anos ou mais aptos para receber a quarta dose. Qualquer imunizante já aprovado pela Anvisa (Pfizer, Astrazeneca, Coronavac e Janssen) poderá ser usado nesta fase da campanha.
Em Santo André, a vacinação ocorrerá mediante agendamento no site psa.santoandre.br/vacinacovid. A vacinação ocorre também no domingo (20/03). Para receber a 4ª dose, os idosos devem ter recebido as três doses da vacina há pelo menos quatro meses. Todos os munícipes deverão apresentar documento de identidade e comprovante das primeiras doses. Para garantir comodidade, segurança e conforto, o município se mantém estruturado com pontos drive-thru e unidades de saúde para o público-alvo.
São Caetano imunizará via drive thru, na Garagem Municipal, e nas ILPIs (Institutos de Longa Permanência para idosos). A vacinação no Drive Thru só poderá ser feita mediante a agendamento. Já Diadema imuniza nas 19 Unidades Básicas de Saúde (UBSs), de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h, sem agendamento. As Unidades Centro, Serraria, Paineiras e Promissão atendem até 18h. Atualmente, a UBS Piraporinha está em reforma e quem é referenciado nesta Unidade deve procurar a UBS Nova Conquista.
Para receber a segunda dose adicional, é necessário apresentar documento de identificação com foto, CPF e Carteiras de Vacinação (comprovantes na cor verde e azul). Veja a lista de endereços das UBSs em diadema.sp.gov.br/saude/26592-conheca-os-locais-de-vacinacao-para-covid-19.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: Saúde