Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 15/03/2022 - 09:08 / Clipado em 15/03/2022 - 09:08

Análise de mídia – 15/03/2022



Comentário geral: O Diário do Grande ABC traz como manchete de capa a notícia de que o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., admitiu a possibilidade de repassar os serviços prestados pelo Saesa (Sistema de Água, Esgoto e Saneamento Ambiental) à Sabesp. O prefeito também revelou a intenção de criar uma agência reguladora para fiscalizar as empresas privadas que atuam em áreas como transportes, energia elétrica e Zona Azul, por exemplo. As declarações de Auricchio foram feitas durante a posse de Marcelo Doval Mendes como superintendente da Saesa. Segundo o chefe do Executivo de São Caetano, não há estudos aprofundados sobre a transferência da Saesa para a Sabesp, mas a discussão sobre o tema precisa ser iniciada. Auricchio entende que existe um “engessamento” das ações do Saesa junto à Sabesp. “O que não dá é continuar pagando o volume de recursos que a gente paga para a distribuição de água e tratamento de esgoto”, disse o prefeito.

Outra reportagem do DGABC registra que o Consórcio Intermunicipal do Grande ABC está mais próximo de receber autorização das sete cidades que o integram para criar a Diretoria de Desenvolvimento Econômico, proposta aprovada pelos chefes de Executivos municipais em assembleia realizada em fevereiro de 2019 e cujo objetivo é desenvolver trabalhos que auxiliem os diversos setores da economia. Segundo o jornal, o avanço ocorreu na semana passada, quando a Câmara Municipal de Diadema aprovou, em primeira votação, o projeto do Executivo que dá aval à iniciativa da entidade – o município era o único que ainda não havia decidido sobre a questão. Apesar da aprovação quase certa em segunda votação, o Consórcio ainda não tem prazo para definir quem ocupará o comando da nova diretoria nem quando esta iniciará os trabalhos.              

O Portal do Estadão informa que, por unanimidade, a CPI do Combate à Violência Contra a Mulher aprovou o relatório que propõe uma recomendação pela cassação do deputado estadual Arthur do Val (sem partido), o “Mamãe Falei”. O documento, assinado pelo relator, Thiago Auricchio (PL), também sugere medidas como cotas em programas de habitação para vítimas de violência, e reforços nas delegacias de defesa da mulher.

A coluna Rastilho, do Repórter Diário, traz três notas sobre a Prefeitura de São Caetano. Na primeira, informa que o prefeito de São Caetano, José Auricchio Júnior (PSDB), afirmou que nesta semana conversará com o subsecretário de Assuntos Parlamentares, Gérsio Sartori, para tratar sobre a escolha do novo líder de governo na Câmara Municipal. Segundo a nota, o assunto virou tema de preocupação na base, principalmente após um requerimento de oposição ser aprovado na semana passada, o que causou polêmica entre os governistas. Por enquanto, Gilberto Costa (Avante) segue na função de maneira não-oficial. A segunda nota diz que o prefeito, questionado sobre a possibilidade do BRT-ABC ocupar uma das faixas da avenida Guido Aliberti, disse que tal cenário foi descartado. Apesar de fazer parte do projeto inicial, a nova proposta afirma que haverá uma desapropriação na área e que a pista expressa para o novo modal ocupará este espaço, assim garantindo o trânsito na região. A terceira nota registra que Luiz Antônio Cicaroni deixou a presidência do Podemos de São Caetano e entregou sua carta de desfiliação. Em mensagens aos ex-colegas, o político salientou que deixa a legenda sem ressentimentos e mágoas. A expectativa é que o vereador Edison Parra comande o partido na cidade.

São Caetano firma acordo com Comitê Paraolímpico – DGABC.

Há dois anos, primeiro caso de Covid era registrado na região – DGABC.

Setor de alimentação registra 120% de crescimento no Grande ABC – Jornal ABC Repórter.


Tom geral do noticiário: positivo/neutro.

Necessidade de alguma ação? Não.

Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah