
Publicado em 10/03/2022 - 07:40 / Clipado em 10/03/2022 - 07:40
Com exceção de S.Bernardo, ABC flexibiliza uso de máscaras em locais abertos
Por Carlos Carvalho
Prefeitos definiram os próximos passos em reunião virtual (Foto: Divulgação/Consórcio ABC)
Seis dos sete prefeitos da região, em reunião extraordinária do Consórcio Intermunicipal Grande ABC realizada nesta quarta-feira (09/03), definiram que vão seguir o Governo do Estado e permitir a flexibilização do uso de máscaras em ambientes abertos, o que em território paulista está valendo. Os chefes de Executivo alegam que tal fato ocorrerá em decorrência da queda do número de internações, casos e óbitos na região. São Bernardo vai deliberar sobre o assunto nesta quinta-feira (10/03).
Em nota a Prefeitura são-bernardense afirma que a sua decisão vai passar pelo seu Comitê de Controle ao Coronavírus. A decisão só ocorrerá nesta quinta, pois oficialmente os decretos da cidade só são publicados na sexta-feira, no Notícias do Município, publicação equivalente ao Diário Oficial.
O Consórcio ABC esclareceu que a decisão colegiada só necessita de maioria simples, como as seis cidades representadas na reunião optaram por seguir a determinação estadual, então a flexibilização foi aprovada. Cada cidade será responsável individualmente por seus decretos oficializando a medida.
Segundo a nota enviada pela entidade regional, nas últimas quatro semanas houve uma queda de 80% na média móvel de casos, caindo de 1.361 em 8 de fevereiro para 275 em 8 de março. A ocupação média de leitos de UTI na região é de 24%, número abaixo do que ocorre na Capital, que está em 43%. Em relação aos óbitos a queda foi de 66% no mesmo período.
Apesar do decreto estadual não especificar o conceito de ambiente aberto ou ambiente fechado, nas escolas, por exemplo, os alunos terão que usar máscaras nas salas de aulas, e nos pátios e quadras não terão essa necessidade.
O passaporte da vacina segue valendo normalmente para a entrada nos eventos e é recomendado o uso de máscaras em casos de aglomeração. O Estado seguirá os estudos e pode anunciar em 23 de março a desobrigação do uso de máscaras em qualquer ambiente, caso siga crescendo o número de vacinados e reduzindo o número de casos, internações e mortes em decorrência do Covid-19.
Especialista
Para o pneumologista e professor titular de Pneumologia do Centro Universitário Saúde ABC/Faculdade de Medicina do ABC (FMABC), Elie Fiss, a medida adotada em São Paulo veio em “boa hora”, principalmente com a queda dos números nas últimas semanas. “A variante Ômicron demonstrou ter um tempo de encubação mais rápido do que outras variantes em outros momentos. Então houve uma alta e depois uma queda grande nas internações. Eu sinto isso no meu dia a dia, realmente as coisas ficaram bem melhores”, explicou.
Sobre a questão dos ambientes abertos, o médico confirmou a informação dos especialistas que estão no Comitê Consultivo do Governo do Estado, o ambiente aberto evita que o vírus fique próximo das pessoas, mas salientou que em casos de grandes aglomerações é necessário o uso de máscaras para maior proteção.
O especialista também aponta que a medida também corrobora com a realidade já vista em parques e nas principais vias. “Se você ir ao Parque do Ibirapuera, 50% das pessoas já não usavam máscaras, então essa medida na verdade está conversando com a realidade”.
Elie apenas reforça a necessidade de se manter os hábitos de higiene como lavar as mãos com frequência e a manutenção do uso de máscaras para aqueles que tem algum tipo de síndrome gripal, independente se é a Covid-19 ou qualquer outra doença viral.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário - Santo André/SP
Seção: Saúde