Clipclap

Aguarde ...

 Site Jornal do Sabuguinho

Publicado em 05/03/2022 - 13:19 / Clipado em 05/03/2022 - 13:19

Simone Marquetto inaugura Campus da USCS em Itapetininga e vice-Governador Rodrigo Garcia prestigia cerimônia




“A implantação do campus da Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS), com a Faculdade de Medicina, marcará as atuais e futuras gerações.” Com estas palavras a prefeita de Itapetininga, Simone Marquetto definiu a inauguração do Campus de Itapetininga neste sábado, dia 5 de março.

Prestigiaram a cerimônia o vice-Governador de São Paulo, Rodrigo Garcia; os secretários estaduais de Desenvolvimento Regional, Marcos Vinholi e da Habitação, Flávio Amary; o deputado Estadual Thiago Auricchio; o prefeito de São Caetano do Sul, José Auricchio Júnior; o vice-Prefeito de Itapetininga, Jeferson Brun e o reitor da USCS, o professor doutor Leandro Prearo, além da gestora do curso de Medicina, Jocilene Batista Pereira e do diretor dos cursos de Medicina, professor doutor, Sérgio Makabe.

A cerimônia também contou com a presença de dezenas de convidados, entre eles prefeitos de aproximadamente 10 municípios da região, diretores de diversas instituições de ensino, deputados, vereadores de Itapetininga e região, entre diversas outras autoridades.

As aulas da primeira turma de alunos do curso de Medicina começa nesta segunda-feira, dia 7, com a Aula Magna que será ministrada pelo Dr. Willian Dib, médico renomado que, entre diversos outros cargos, já ocupou o posto de diretor-Presidente da Anvisa.

O início letivo no campus já traz, segundo a prefeita, reflexo positivo na economia com investimentos na área da construção civil e hotelaria na cidade.

“É um marco que eu deixo para a cidade. É um dos projetos que eu gostaria de ser lembrada, pois traz desenvolvimento, trabalho, geração de emprego, educação e uma saúde pública ainda melhor”, completou a prefeita Simone Marquetto.

“Temos uma vitória para Itapetininga e região. Vencer na educação é um ganho histórico, pois permanece ao longo do tempo. Agora, com a nova instalação, resgatamos de fato o título de “Terra das Escolas’”, frisou a Simone sob uma salva de palmas.

O vice-Governador, Rodrigo Garcia apontou que a vinda de uma universidade, com curso de Medicina, irá incrementar toda a economia.

“É uma instituição que muda a realidade local”, observou Garcia.

O vice-Prefeito, Jeferson Brun lembrou a “saga” para a implantação do curso de Medicina que durou cinco anos, desde o início da primeira gestão de Simone. Para Brun, a instalação da Faculdade de Medicina é um divisor histórico para a cidade e região. Ele expõe dois pilares com a chegada do Campus, o primeiro é a abertura de um novo ciclo econômico.

“No período de seis anos, serão 720 estudantes e seus familiares que irão consumir em Itapetininga. A vinda de clínicas e hospitais também está na esteira econômica da chegada da USCS”, mencionou Brun.

Já o segundo fator é na saúde. “Vamos formar profissionais que estarão em nossos postos de saúde, nas unidades de especialidades e Hospital Dr. Léo Orsi Bernardes. Nove especialidades que não temos na cidade estarão disponíveis. É uma grande conquista nas áreas da economia e saúde. A cidade não será a mesma, iremos crescer ainda mais com qualidade de vida”, afirmou o vice-Prefeito, Jeferson Brun.

O reitor da USCS, professor doutor Leandro Prearo, destacou que a data de hoje é o momento em que “as ideias imaginárias se tornam realidade”. Ele explicou que a USCS tem como missão cultivar as ciências e prestar assistência à sociedade. “Iniciamos as aulas em março com 60 alunos que já estarão participando de atividades nas unidades básicas de saúde. Será um ganho para saúde imediato. Também a chegada de professores da área médica que a cidade não tem”, ponderou.

Prearo destacou também que Itapetininga e a USCS só têm a ganhar com este lançamento, pois desde o primeiro semestre, os alunos já irão para a Unidade Básica de Saúde participar do atendimento dos munícipes de Itapetininga. “Lembrando que a nossa universidade é uma das únicas do país na qual o aluno de Medicina fica três anos em internato, ou seja, em atendimento nas unidades de saúde e hospitais”, afirmou o reitor.





https://sabuguinho.com.br/site/2022/03/05/simone-marquetto-inaugura-campus-da-uscs-em-itapetininga-e-vice-governador-rodrigo-garcia-prestigia-cerimonia/

Veículo: Online -> Site -> Site Jornal do Sabuguinho

Seção: São Caetano