
Publicado em 23/02/2022 - 19:25 / Clipado em 23/02/2022 - 19:25
São Bernardo vacina 458 crianças no primeiro dia de imunização em escolas
Da Redação
Santo André, Ribeirão Pires e São Caetano são as únicas cidades que não pretendem adotar a medida (Foto: Edu Guimarães/PMM)
São Bernardo imunizou, no primeiro dia de vacinação, 458 crianças dentro do ambiente escolar e mais de 10.300 termos assinados já foram colhidos junto aos responsáveis para que os pequenos sejam imunizados contra a covid-19. Mauá e Diadema também iniciam o processo já nesta semana. A ação acontece durante período de aulas, por meio de deslocamento das equipes de Saúde até as unidades. Santo André, Ribeirão Pires e São Caetano, até o momento, não pretendem adotar a medida.
Durante o processo, São Bernardo prevê que mais de 10 mil crianças nesta faixa etária sejam imunizadas, num esforço conjunto entre as secretarias de Educação e Saúde. Para isso, é obrigatório o envio do termo de assentimento assinado pelos pais ou responsáveis, assim como o CPF, o cartão de vacina com a 1ª dose contra a Covid-19 – para os que irão tomar a 2ª dose –, e a carteira de vacinação.
Já em Mauá, nesta primeira etapa vão receber as doses os estudantes das redes municipal e estadual, e a iniciativa se estenderá até março. A ação piloto teve início na última terça-feira, com alunos das escolas estaduais Professor Ulisses Victor Gervasio, no Jardim Oratório, e João Paulo II, no Jardim Campo Verde, vacinados.
Diadema começará a aplicar as doses de vacina contra covid-19 crianças em escolas a partir de quinta-feira (24/02). Nos últimos dias, as equipes têm se concentrado na sensibilização de pais/responsáveis sobre a importância da imunização.
Rio Grande da Serra vacina crianças de 5 a 11 anos, em unidade escolar desde o início da aplicação dos imunizantes para este público-alvo. A primeira fase da vacinação ocorreu na EMEB Primeira-Dama Zulmira Jardim Teixeira, no Centro, depois transferida para a EMEB Prof. Rachel Silveira Monteiro, também no Centro.
Demais cidades descartam vacinação nas escolas
Devido à boa adesão à vacinação infantil, Santo André manterá o atual modelo de imunização, com aplicação em unidades de saúde e outros pontos de vacinação. “Caso haja necessidade posteriormente, será avaliada nova estratégia”. Ribeirão Pires também não irá realizar a imunização das crianças nas escolas municipais.
Já São Caetano não irá aderir a vacinação em escolas. A cidade afirma já possuir estrutura para a vacinação de crianças na USCA (Unidade de Saúde da Criança e Adolescente) e nas UBSs.
Vacinação
Até esta quarta-feira (23/02) mais de 147 mil crianças já tomaram a primeira dose da vacina contra a covid-19 no ABC. Em São Bernardo, a cobertura vacinal no público infantil está em 77% com 54.482 doses aplicadas. Mauá já vacinou 55,2% (15.790 crianças) do grupo etário de 5 a 11 anos, sendo 28.709 pessoas, no total. Em Diadema, até terça-feira (22/02), nos postos de vacinação da cidade, foram aplicadas 27.950 primeiras doses em crianças entre cinco e 11 anos de idade e 2.042 segundas doses em crianças a partir de seis anos.
Até o momento, em Rio Grande da Serra, 2.799 crianças foram imunizadas com a 1ª dose, e 298 com a segunda dose. Desde o início da campanha em Santo André, 39.187 crianças de 05 a 11 anos já receberam a primeira dose da vacina contra a covid-19 (71% do público alvo) e 3.812 receberam a segunda dose infantil. Ribeirão Pires já vacinou 6955 crianças das 8720 esperadas (79,7%). A cidade já aplicou a primeira dose em 82,6% das crianças de 5 a 11 anos.
Crianças internadas na região
Em toda a região, existem três crianças internadas, em São Caetano, mas todas ainda são casos suspeitos de covid, aguardando confirmação. São 2 crianças na Enfermaria e uma na UTI. Em Diadema, 12 crianças estão internadas em enfermaria com sintomas respiratórios.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: Saúde