Clipclap

Aguarde ...

Informe Savannah

Publicado em 21/02/2022 - 08:37 / Clipado em 21/02/2022 - 08:37

Análise de Mídia - 21/02/2022



Comentário geral: O Diário do Grande ABC de sábado traz reportagem na qual registra que o presidente da Câmara Municipal de São Caetano, Tite Campanella (Cidadania), nomeou a ex-secretária de Governo do município Marília Marton para o cargo de diretora administrativa do Legislativo. O jornal diz que durante a gestão de Tite como prefeito interino de São Caetano, no ano passado, Marília era conhecida como “primeira-ministra” da gestão, pelo fato de ser consultada com frequência pelo então chefe do Executivo. Ainda segundo o DGABC, a nomeação de Marília para o cargo causa “estranheza” por alguns motivos, como o fato de ela ter processado a Prefeitura por entender que teria direito a receber R$ 23,2 mil de férias proporcionais em 2019; e também por ter sido alvo de duas ações, uma popular e outra civil pública, envolvendo suspeitas de improbidade.

Nota da coluna Bastidores, do jornal Imprensa ABC, do sábado, afirma que “falta zeladoria” em São Caetano e acusa funcionários da prefeitura de negligência para com a limpeza e manutenção das vias públicas, apontando a “existência de buracos, asfaltos mal-acabados e jardins em péssimo estado de conservação”. A coluna questiona os motivos de tal situação, descarta o atraso em pagamentos e sugere que falta fiscalização da prefeitura. A coluna também critica o aporte de R$ 40 milhões da administração municipal para a revitalização da Praça Cardeal Arcoverde.     

Reportagem do jornal ABC Repórter de domingo registra que a Prefeitura de São Caetano capacitou 200 agentes comunitários de saúde para o atendimento de vítimas de violência doméstica. Os eventos, que tiveram a participação do coordenador dos agentes, Fabio Pawlyszyn e da especialista Maria Aparecida da Silva, ocorreram nas UBS João Bonaparte, no Bairro Santa Paula; e Dolores Masei, no Bairro São José.

O DGABC reporta em sua edição de domingo que as sete cidades do Grande ABC registraram a morte de 11.006 moradores em razão da covid-19 em quase dois anos de pandemia. A região havia atingido o número de 10 mil mortos em agosto de 2021. Segundo especialistas, o intervalo poderia ter sido mais longo caso não houvesse a ocorrência da variante Ômicron e não tivesse havido atraso na vacinação. Mesmo assim, os casos de internação estão caindo na região.

O Diário do Grande ABC de hoje traz matéria na qual registra que o prefeito de São Caetano, José Auricchio Jr., renovou com a Secretaria da Segurança Público do Estado o convênio que permite a policiais militares de folga reforçarem as rondas programadas pela PM, com a complementação salarial paga pelo município. Assim, a chamada “atividade delegada” seguirá, pelo menos, até 2026. O jornal lembra que São Caetano é a única cidade do Grande ABC a contar com a iniciativa.

Outra matéria do DGABC informa que a região do Grande ABC tem ignorado o (Sistema de Informação para a Infância e Adolescência), site criado em 1997 pelo governo federal para centralizar denúncias de violações de direitos de crianças e adolescentes que chegam aos Conselhos Tutelares. Segundo o jornal, desde 2012 somente São Bernardo inseriu dados na plataforma: sete ocorrências registradas em 2020. Nas demais cidades da região, nenhum registro foi feito nos últimos dez anos.


Postos públicos da região têm 798 vagas disponíveis – DGABC.      

Sem festa na rua, Carnaval deixa otimista setor de bares do ABC – Jornal Diário Regional.

ABC tem 55 mil imóveis em áreas de alto risco – Jornal Diário Regional.

São Caetano entrega prêmios aos contemplados no programa IPTU da Virada – Portal ABC do ABC.

São Caetano renova convênio até 2026 e concede aumento a PMs – Site Repórter Diário.

Escola Municipal de Novas Tecnologias da Prefeitura de São Caetano abre inscrições para vagas remanescentes – Site ABCD Real.


Tom geral do noticiário: negativo/positivo/neutro.

Necessidade de alguma ação? Não.


Veículo: Online -> Informe -> Informe Savannah