
Publicado em 18/02/2022 - 20:29 / Clipado em 18/02/2022 - 20:29
ABC avança na vacinação infantil contra a covid-19
Giulia Frazão
Crianças devem receber a segunda dose pelas próximas semanas. (Foto: Helber Aggio/PSA)
A região tem adotado novas estratégias para vacinar crianças de 5 a 11 anos. A primeira dose já foi aplicada nos municípios do ABC, mas para a segunda etapa da campanha de imunização, os municípios têm adotado estratégias diferentes para as próximas duas semanas.
Santo André, por exemplo, possui 66% do público de 5 a 11 anos já vacinados. Para acelerar o processo de imunização, há pouco menos de um mês abriu agendamento para a 2ª dose de Coronavac para crianças de 6 a 11 anos. A imunização começa neste sábado (19/02) e o agendamento segue aberto para as crianças de 5 a 11 anos que não tomaram a primeira dose.
São Bernardo informou que até esta quinta-feira (17/02), a cobertura vacinal da primeira dose em crianças de 5 a 11 anos é de 70%. Ao todo, 52.059 doses foram aplicadas desde 14 de janeiro, quando foi iniciada a campanha de vacinação infantil. Também a partir desta quinta-feira (17/02), é possível realizar o agendamento da segunda dose pelo site da Prefeitura (www.saobernardo.sp.gov.br/web/coronavirus) ou no aplicativo SBC na Palma da Mão. A doses começam a ser aplicadas na segunda-feira (21/02) nas 33 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município.
Uma medida contra a covid-19 em crianças adotada por São Bernardo é de fazer a vacinação nas escolas. “São Bernardo será a primeira cidade da região a vacinar as crianças nas escolas municipais. A Prefeitura se antecipou ao anúncio da estratégia do Estado de São Paulo e já enviou os termos de assentimento aos pais, para que seus filhos possam ser imunizados durante o horário das aulas”, menciona a nota.
São Caetano, indicou ao RD que já foram vacinadas com a primeira dose 100% da população de 12 a 17 anos de idade. Cerca de 70% da população de 5 a 11 anos já recebeu a primeira dose da vacina e na próxima sexta-feira (18/02) começa a vacinação com a segunda dose para as crianças de 6 a 11 anos que receberam Coronavac. “Para estimular a vacinação, os canais de comunicação da Prefeitura têm feito campanhas de conscientização e motivação, com ótimo engajamento das famílias e crianças”, comenta em nota.
Por sua vez, Diadema, comunicou em nota que, atualmente, o município está vacinando com a segunda dose (D2) crianças com idade entre 5 e 11 anos de idade que tomaram a Coronavac como primeira dose (D1), além de aplicar a primeira dose nas demais crianças dessa faixa etária aptas a receber o imunizante. Até esta quinta-feira (17/02), foram aplicadas 27.132 doses em crianças.
Para incentivar a vacinação das crianças, a Prefeitura de Diadema tem adotado diversas estratégias. Por exemplo, ampliação do horário de algumas UBS para facilitar o acesso, instalação de postos de vacinação temporários, a exemplo do Shopping Diadema que funciona nesta sexta-feira (18/02), e intensificação de ações de comunicação nas redes sociais. As equipes de saúde têm ido às escolas para sensibilizar pais/responsáveis sobre a importância da imunização. Além disso, representantes das Secretarias Municipais da Saúde e da Educação já participam de uma Comissão específica para discutir o assunto e, nesta sexta-feira (18/02), as equipes se reúnem para traçar novas estratégias, entre elas, os postos de vacinação nas escolas.
Mauá anunciou ao RD que está vacinando as crianças de 5 a 11 anos nas 23 UBSs (Unidades Básicas de Saúde), de segunda à sexta, das 9h às 16h – as unidades Flórida, Magini e Zaíra 2 operam das 9h às 20h. Já foram vacinadas 27.675 crianças desde 17 de janeiro, o que corresponde a 53% deste público.
Para ampliar o número de imunizados, a Prefeitura de Mauá vem realizando a busca ativa daqueles que ainda não se vacinaram e promovendo mutirões aos fins de semana. Neste sábado (19/02), as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Primavera, Oratório, Zaíra 2, Parque das Américas e Kennedy irão aplicar vacinas das 9h às 16h. No domingo (20/02), a imunização será das 9h às 14h na Coop — Cooperativa de Consumo (Avenida Barão de Mauá, 1.389, na entrada do Jardim Zaíra).
Ribeirão Pires informou, em nota, que atualmente a vacinação infantil se encontra em fase avançada. A cidade já alcançou a marca de 90% das crianças (entre 5 e 11 anos) vacinadas contra a covid-19 com a primeira dose. “A prefeitura segue incentivando a vacinação por meio das redes sociais e abordagens nos equipamentos públicos”, diz a nota.
Durante a semana, todas as 10 Unidades Básicas da Saúde de Ribeirão Pires estão aplicando o imunizante das 08h às 16h. Exclusivamente neste sábado (19/02), a UBS Central, localizada na Rua Dr. Virgílio Gola, 24, também irá atender o público infantil, bem como o adolescente e adulto.
Contatada, a Prefeitura de Rio Grande da Serra não retornou a tempo do fechamento da matéria.
Veículo: Online -> Site -> Site Repórter Diário
Seção: Saúde